04/10/2022 às 18:01

DF vai ganhar 2ª escola especializada no atendimento de estudantes surdos

Contrato entre Secretaria de Educação do DF e empresa vencedora da licitação para a reforma das instalações foi assinado nesta terça-feira (27)

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

Brasília, 27 de setembro de 2022 – Mais um passo foi dado para a construção da segunda unidade da Escola Pública Integral Bilíngue Libras e Português Escrito. Foi publicada nesta terça-feira (27) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) a Portaria nº 961, que aprova a criação da unidade escolar no Plano Piloto. Além disso, a Secretaria de Educação do DF (SEEDF) assinou contrato com a empresa Engemag Construtora e Incorporadora, que ganhou a licitação para a reforma das instalações do espaço onde irá funcionar a nova unidade.

A rede pública do DF tem mais de 20 mil estudantes atendidos com algum tipo de deficiência. Dentro desse cenário, cerca de 1.000 são deficientes auditivos | Foto: André Amendoeira/Ascom SEEDF

O Governo do Distrito Federal (GDF) vai investir R$ 4,3 milhões na obra, que deve começar em breve. O prazo para conclusão das reformas é de seis meses após o início das obras. A nova escola vai funcionar na 912 Sul, no local do antigo clube da Associação de Assistência aos Trabalhadores em Educação do Distrito Federal (Asefe). A primeira Escola Pública Integral Bilíngue Libras e Português Escrito do DF fica em Taguatinga e tem capacidade para atender cerca de 300 alunos.

A Escola Pública Integral Bilíngue Libras e Português Escrito é especializada no atendimento de estudantes surdos. Lá todas as aulas são dadas diretamente na Língua Brasileira de Sinais (Libras), sem a necessidade de um intérprete para que a informação chegue até o aluno. A rede pública do DF tem mais de 20 mil estudantes atendidos com algum tipo de deficiência. Dentro desse cenário, cerca de 1.000 são deficientes auditivos.

[Olho texto=”A iniciativa tem como objetivo implementar o ensino bilíngue no Plano Piloto e, em médio prazo, transformar a escola em um espaço que também vai proporcionar atividades de lazer, cultura e esporte” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

O terreno da nova unidade tem 120.000 m² e a área a ser contemplada pelas benfeitorias é de cerca de 1.200 m². Ao todo, serão reformados dois módulos. Um deles terá seis salas de aula, com capacidade para 59 alunos, uma cozinha e a parte administrativa da unidade. O outro módulo terá uma sala multiuso, um estúdio de gravação, sala de leitura e um laboratório de informática.

Também será feito um estacionamento, uma horta suspensa e uma passarela coberta entre os dois módulos para circulação dos estudantes. Dentro dos serviços de adequação do local, estão também a impermeabilização dos espaços, adequação do sistema contra incêndio, reformas das redes hidrossanitária, elétrica e de telefonia, entre outros.

O compromisso de instalar a escola bilíngue foi selado em uma reunião em 18 de agosto de 2021, no Palácio do Planalto, entre a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, e a primeira-dama da República, Michelle Bolsonaro. A iniciativa tem como objetivo implementar o ensino bilíngue no Plano Piloto e, em médio prazo, transformar a escola em um espaço que também vai proporcionar atividades de lazer, cultura e esporte.