04/10/2022 às 17:26, atualizado em 10/10/2022 às 13:49

Distrito Federal recebe a primavera com flores de dália e zinnias

Mais de 80 mil árvores foram podadas na cidade para evitar acidentes, como quedas de árvores e galhos provocadas pelos fatores climáticos da estação

Por Catarina Lima, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

Brasília, 21 de setembro de 2022 – Começa nesta quinta-feira (22) a primavera, estação em que o Distrito Federal mostra toda beleza de seu paisagismo com suas mais de cinco milhões de árvores plantadas. O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio do Departamento de Parques e Jardins (DPJ), está preparando a cidade para que os moradores usufruam da beleza, sem deixar de lado a segurança. O chefe do DPJ, Raimundo Silva, disse que a Novacap realizou a poda de mais de 80 mil árvores em todo o DF, na preparação para o período de chuvas.

O plantio de mais de 1,5 milhão de flores compõe a estética de Brasília, que agora passa a receber espécies que melhor se adaptam à estação | Fotos: Tony Oliveira / Agência Brasília

“Nós buscamos amenizar as quedas de árvores em todas as localidades”, destacou Raimundo Silva. Mas a estética também está na mira do GDF, com o plantio de 1,5 milhão de flores e 100 mil árvores. Petúnias e flocos, espécies mais adequadas ao período de seca dão lugar às dálias e zinnias, flores que se adaptam à estação chuvosa. As novas flores já podem ser vistas no balão do aeroporto, primeiro lugar onde foram plantadas.

“Com a chegada das chuvas a cidade muda de cara, os gramados já mudaram de cor, espera-se temperaturas mais amenas. Fizemos as podas, mas apesar do trabalho preventivo, é preciso destacar que quedas de árvores e galhos ocorrem por fatores climáticos, e que ventos de mais de 40 km/h podem ocasionar essas quedas”, frisou Raimundo.

Os cuidados ininterruptos da Novacap são mantidos de domingo a domingo como uma ação para embelezar todo o DF na primavera

Jornada de roçagem

Segundo o diretor do DPJ, durante o período de chuvas será realizado mensalmente em todo o DF a roçagem de 165 milhões de metros quadrados de roçagem de plantas. Todo o trabalho está sendo realizado para embelezar Brasília e o DF na primavera. A iniciativa conta com a participação de 40 equipes e 400 trabalhadores. A ação é realizada ininterruptamente, de domingo a domingo. “Os cuidados com o DF neste período são uma preocupação da presidência da Novacap”, destacou Raimundo.

Inmet

Técnicos do Instituto Nacional de Meteorologia destacam que a estação que começa e vai até o dia 21 de dezembro tem características tanto de primavera, quanto de verão, podendo apresentar temperaturas mais amenas e mais altas. Quanto às chuvas, serão marcadas por pancadas rápidas, fortes, com ventos de grande intensidade e em alguns casos até granizo.

Distrito Federal recebe a primavera com flores de dália e zinnias