04/10/2022 às 17:39, atualizado em 10/10/2022 às 14:45

Dois condomínios de Sobradinho II terão quadras pavimentadas com bloquetes

Mirante da Serra e Vila Rabelo I têm cerca de mil moradores; obras contam com investimentos de R$ 535 mil

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

Brasília, 22 de setembro de 2022 – Sete quadras de dois condomínios residenciais de Sobradinho II passarão a ter ruas pavimentadas com blocos de concreto intercalados, os chamados bloquetes. O Governo do Distrito Federal (GDF) iniciou em 15 de junho de 2022 a obra de preparação das vias para nivelamento, colocação de expurgo de brita, de meios-fios e, finalmente, do piso. Também foi feito um sistema de drenagem simplificado da via.

Foto: Divulgação

Os dois condomínios possuem cerca de mil moradores. Por serem próximas de uma área de reserva ambiental, essas ruas não podem ser asfaltadas. O bloquete garante a permeabilidade da água no solo, além de sofrerem danos e deterioração menores do que a massa asfáltica.

Os trabalhos foram feitos pela Administração Regional de Sobradinho II em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária, por meio da mão de obra dos reeducandos do sistema prisional, e da Secretaria de Governo, responsável pelo GDF Presente. O investimento é de R$ 535 mil. “Os moradores aguardavam por essa pavimentação há muitos anos e nos próximos meses tudo será concluído”, afirma Ronaldo Alves, coordenador do Polo Norte do programa de reparos das cidades.

O GDF Presente, inclusive, é o responsável pela cessão dos equipamentos como máquina niveladora, patrol, rolo compactador e caminhão-pipa. “É uma ajuda muito importante, pois nos emprestam grandes equipamentos que não temos na administração”, explica a gerente de Obras da regional, Lorena Lopes.

Dois condomínios de Sobradinho II terão quadras pavimentadas com bloquetes