Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
04/10/2022 às 16:11, atualizado em 07/10/2022 às 19:39
As melhorias são feitas em 2,5 km da via que liga o Capão da Eva ao Núcleo Rural Fazenda Velha; serviço será concluído nesta sexta (2)
Brasília, 1º de setembro de 2022 – As vias não pavimentadas da área rural do Itapoã têm passado por melhorias. Durante todo o mês de agosto, os serviços ficaram concentrados na pista que liga o Capão da Eva ao Núcleo Rural Fazenda Velha. A manutenção já foi concluída em 2,3 km da estrada de terra. E, até sexta-feira (2), o trabalho será executado nos últimos 200 m do trecho.
A equipe do GDF Presente tem usado resíduos de construção civil (RCC) para melhorar as condições da pista. “É uma mistura de entulho triturado com brita, que forma uma espécie de cascalho”, explica o coordenador do Polo Leste, Leandro Cardoso. “O material é doado pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU)”.
Depois de receber RCC, a via é aplanada com a ajuda de uma motoniveladora. A pista, então, precisa ser molhada para que a máquina entre novamente em ação. “A partir daí, os próprios veículos ajudam na compactação do piso”, conta Leandro. “O processo diminui a poeira nos períodos de seca e evita a formação de lama na temporada de chuva”.
De acordo com o diretor de Obras da Administração do Itapoã, Leogilton Fontes, 20 caminhões cheios de RCC foram usados na manutenção apenas nos últimos cinco dias. “São cerca de 160 toneladas de material”, calcula. “É um serviço trabalhoso, que tem sido feito com a ajuda de 15 reeducandos da Funap [Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso]”.
O administrador do Itapoã, Raimundo Paz, aponta que a via de ligação entre Capão da Eva e Fazenda Velha é de extrema importância para a região. “A pista é usada por pequenos agricultores para escoar a produção e pelos alunos da Escola Classe Natureza, que passam por ali de ônibus”, afirma. “A manutenção da pista traz mais qualidade de vida para quem vive na zona rural”.