04/10/2022 às 16:23

Evento na Esplanada vai contar com Samu e vacinação contra covid-19

Para atender público estimado em 900 mil pessoas, vacinas serão oferecidas das 9h às 17h. Planejamento para casos de emergência em saúde está pronto

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

Brasília, 5 de setembro de 2022 – O Serviço de Atendimento de Urgência e Emergência do Distrito Federal (Samu-DF) terá esquema especial de atendimento na Esplanada dos Ministérios, no 7 de setembro. Serão 24 horas (da noite de 6 de setembro até a noite de 7 de setembro) de trabalho que envolve desde pequenas ocorrências, como casos de insolação, desidratação e pequenos traumatismos, até situações mais complexas. Para garantir o atendimento de um público estimado em 900 mil pessoas, a Secretaria de Saúde vai oferecer ainda vacinação contra covid-19 com os imunizantes Pfizer e Janssen.

[Olho texto=”O Samu contará com 84 servidores somente na área da Esplanada do Ministérios” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Dois pontos de atendimento emergencial serão montados, sendo um no estacionamento da Cúria Metropolitana (ao lado da Catedral), e outro entre os blocos C (Ministério da Ciência e Tecnologia) e D (Ministério da Agricultura e Pecuária). Em ambos, haverá equipes médicas disponíveis e ambulâncias prontas para os casos de necessidade de remoção para o Hospital de Base, Hospital Regional da Asa Norte ou Hospital Materno-Infantil de Brasília.

Ao todo, o Samu contará com 84 servidores somente na área da Esplanada do Ministérios. Entre motos e ambulâncias serão 20 viaturas para atendimento na região central de Brasília. O atendimento continuará normalizado nas demais regiões do Distrito Federal, por meio do telefone 192. O Samu também participará do desfile cívico-militar comemorativo da Independência do Brasil com cinco motos e quatro caminhonetes.

Vacinação

Um ponto de vacinação também será montado na Esplanada dos Ministérios, com funcionamento das 9h às 17h do dia 7 de setembro. Estarão disponíveis imunizantes contra a covid-19 para primeira dose, segunda dose, dose de reforço e segunda dose de reforço. Para se vacinar será necessário levar documento de identidade e CPF.

Confira o que abre e fecha

Em função do feriado de 7 de setembro e das manifestações populares previstas para a data, os serviços de saúde do DF terão horário de atendimento especial nos dias 6 (terça-feira) e 7 de setembro (quarta-feira). Confira abaixo:

Samu – O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atende de forma ininterrupta pelo telefone 192. Haverá esquema de atendimento especial na Esplanada dos Ministérios da noite do dia 6 até a noite do dia 7, com duas tendas de atendimento, no estacionamento da Cúria Metropolitana (ao lado da Catedral) e entre os blocos C e D da Esplanada dos Ministérios.

Emergências – Todas as emergências dos hospitais regionais e as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) funcionam 24 horas por dia.

Casa de Parto São Sebastião – Funciona de forma ininterrupta, 24 horas por dia todos os dias da semana.

Caps – Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo III atendem 24 horas por dia, de forma ininterrupta. Os outros Caps, dos tipos I e II, fecham nos dias 6 e 7 de setembro, reabrindo no dia 8 (quinta-feira).

Vacinação – Haverá vacinação contra a covid-19 na Esplanada dos Ministérios, das 9h às 17h, do dia 7 de setembro. As demais unidades não funcionam nos dias 6 e 7, voltando a atender normalmente no dia 8 de setembro (quinta-feira), conforme a lista divulgada em www.saude.df.gov.br/locaisdevacinacao.

Vacinação Antirrábica – Não haverá vacinação antirrábica para cães e gatos nos dias 6 (terça-feira) e 7 de setembro (quarta-feira), voltando a atender normalmente no dia 8 de setembro (quinta-feira) nos locais indicados no link https://www.saude.df.gov.br/vacinacao-antirrabica.

Farmácias de alto custo – Fecham nos dias 6 e 7 de setembro, reabrindo no dia 8 (quinta-feira).

Unidades Básicas de Saúde (UBS) – Fecham nos dias 6 e 7 de setembro, reabrindo no dia 8 (quinta-feira). Consultas marcadas para o dia 6 de setembro serão remarcadas pelas equipes de atendimento.

Ambulatórios e policlínicas – Fecham nos dias 6 e 7 de setembro, reabrindo no dia 8 (quinta-feira). Consultas marcadas para o dia 6 de setembro serão remarcadas pelas equipes de atendimento.

Hemocentro – No dia 6 de setembro (terça-feira) a coleta de sangue ocorrerá das 7h às 13h. No dia 7 de setembro estará fechado, reabrindo no dia 8 (quinta-feira).

 

*Com informações da Secretaria de Saúde