04/10/2022 às 17:57, atualizado em 10/10/2022 às 15:36

Fresagem aumenta segurança em via de acesso em São Sebastião

Pista não pavimentada que liga o bairro Zumbi dos Palmares ao Morro da Cruz ganhou material triturado, em ação executada por GDF Presente e Novacap

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Brasília, 26 de setembro de 2022 – Vias mais seguras e confortáveis para dirigir são essenciais para a segurança de motoristas e pedestres. É com esse foco que o programa GDF Presente e a Novacap atuam na manutenção com fresagem do acesso não pavimentado do bairro Zumbi dos Palmares ao Morro da Cruz, em São Sebastião.

[Olho texto=”“Quando chove, a via fica escorregadia e com muita lama, fazendo com que carros e ônibus escorreguem. O fresado pode evitar isso” ” assinatura=”Guilherme Tabosa, coordenador regional do Polo Leste do GDF Presente” esquerda_direita_centro=”direita”]

No total, 30 pessoas participam da ação, com apoio de caminhões e maquinários, como pá carregadeira e motoniveladora. O trabalho começou no dia 12 deste mês. O trecho tem 2,5 km de extensão.

“Utilizamos a massa asfáltica triturada que sobra do recapeamento de outras vias, por exemplo, da operação tapa-buraco”, explica o assessor de diretoria da Novacap, Lúcio dos Santos. “O material é recolhido do ponto original para aplicação e compactação na via não pavimentada, deixando a pista mais lisa possível, com semelhança de asfalto mesmo.” 

Serviços abrangem uma área de 2,5 km | Fotos: GDF Presente

De acordo com o coordenador regional do Polo Leste, Guilherme Tabosa, o objetivo é prevenir acidentes, como derrapagens e colisões, no período de chuvas, além de promover mais conforto e segurança a motoristas e pedestres. “Quando chove, a via fica escorregadia e com muita lama, fazendo com que carros e ônibus escorreguem”, ilustra. “O fresado pode evitar isso”.

Morador do Morro da Cruz há 13 anos, o autônomo Renato Rodrigues, 34, conta que há muito tempo a comunidade anseia por esse serviço. “O período de seca é sofrido para nós, porque é muita poeira”, reforça. “Suja a casa, os carros, e é ruim para a saúde também, né? Agora diminuiu bastante [a poeira], e acho que a tendência é só melhorar”.

Ruas mais limpas

No Sudoeste, foram retiradas 55 toneladas de lixo verde

Entre segunda e quarta-feira da semana passada, moradores do Sudoeste também foram impactados pelo programa GDF Presente. Uma equipe de dez funcionários do polo Central 2 retirou 55 toneladas de lixo verde das avenidas e esquinas da cidade.

O trabalho contemplou a Quarta Avenida, o Setor Econômico, o Parque do Bosque Sudoeste, a QMSW 5 e a QRSW 1 e 2, em parceria com o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), responsável pelo transporte do material recolhido à Unidade de Recebimento de Entulho (URE).

De acordo com o coordenador do Polo Central 2, Carlos Alberto Alves, o lixo verde pode causar acidentes, como quedas e tropeços, atingindo pedestres desavisados que não veem as galhadas no caminho. “É uma questão de segurança e limpeza”, enfatiza. A demanda foi registrada pela Ouvidoria.

O administrador do Sudoeste, Octogonal e SIG, Júnior Vieira, lembra que esse trabalho é executado regularmente. “A RA [região administrativa] possui muita área verde, e o recolhimento se faz necessário para manter os jardins sempre bonitos e podados, além de proliferação de animais peçonhentos”, aponta.

Fresagem aumenta segurança em via de acesso em São Sebastião