Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
04/10/2022 às 11:03, atualizado em 04/10/2022 às 14:23
Trecho de 12 km que liga a BR-060 à DF-290 ganha pavimentação nova e vai melhorar o tráfego e a segurança de pelo menos 10 mil motoristas que passam por lá diariamente
Brasília, 3 de agosto de 2022 – A esperada reconstrução da DF-180, no trecho entre a BR-060 e a DF-290, na Ponte Alta do Gama, começou neste mês de agosto e vai gerar 150 empregos. Em 12 km será retirada – e substituída por uma nova – a pavimentação asfáltica da via que por cerca de 20 anos acumulou buracos, colocando em risco a segurança e a mobilidade de pelo menos 10 mil veículos que passam por lá todos os dias.
Além do asfalto, a rodovia vai ganhar um acostamento em cada lado, novas placas de sinalização e a reimplantação dos quebra-molas. O investimento é de aproximadamente R$ 15 milhões e vai beneficiar tanto quem mora nas regiões do Gama, Samambaia e Ponte Alta Sul quanto quem circula entre Goiânia e Belo Horizonte e não quer entrar em Brasília. As empresas de logística do Polo JK com seus caminhões pesados também vão parar de ter perdas de mercadorias e de avarias nos veículos.
“Ao investirmos na restauração, criamos mais uma opção segura de rota do trânsito, aliviando o tráfego em outras regiões que deixam de estar sobrecarregadas, como a da Estrada Parque Indústria e Armazenamento (Epia)”, avalia o superintendente de Obras do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Cristiano Cavalcante.
A reforma é inédita para o morador Antônio Francisco Costa, 76 anos, que há 40 construiu uma casa de frente à estrada e finalmente a vê sendo totalmente recuperada. Ele conta que os problemas foram se acumulando, assim como os buracos e os acidentes causados por eles – sem falar nos estragos causados nos carros. “É uma área de grande empregabilidade, que gera muitos contratos nas empresas instaladas. Sem falar de nós moradores, que temos os carros estragados”, diz ele.
Já o comerciante Antônio Alves Moreno Júnior, 39 anos, vislumbra o aumento da clientela e, consequentemente, das vendas com a chegada do novo pavimento à porta da sua distribuidora de bebidas. “As pessoas prezam pela boa conservação dos seus carros e preferiam comprar em outro lugar ao passar pelos buracos aqui. Agora, essas pessoas vão voltar a vir”, aposta.