Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
04/10/2022 às 16:33, atualizado em 10/10/2022 às 09:57
Trecho de 3 km até o Condomínio La Font está na fase final; moradores e comerciantes da região ressaltam a importância da obra
Brasília, 7 de setembro de 2022 – A despeito do feriado de 7 de setembro, as obras no Distrito Federal não param. Uma dúzia de operários e máquinas se espalhavam em um trecho da rodovia DF-250 que está sendo duplicada. Uma obra com extensão total de 5,3 km, entre o núcleo rural Sobradinho dos Melos, que fica no Paranoá, e o Balão do Itapoã/Paranoá. E que teve investimento de R$ 12,2 milhões do governo em benefício de uma região em pleno crescimento.
“Pretendemos nos próximos 15 dias finalizar o trecho entre o Balão do Itapoã e o Condomínio La Fonte, com sinalização e tudo. Um percurso que mede em torno de 3 km”, pontua o superintendente de Obras do DER, Cristiano Cavalcante. “Dessa forma, o DER já consegue liberar o trânsito nessa parte da rodovia”, finaliza Cavalcante. Uma ciclovia também será construída entre as pistas da DF-250, ao final das reformas.
Segundo ele, a pavimentação está bem adiantada e em toda a primeira etapa da obra já estão concluídos os serviços de terraplanagem e base da via. No momento, os trabalhadores aplicam a segunda capa asfáltica da pista.
Utilizada diariamente por moradores do Itapoã, Paranoá, Planaltina e condomínios da região, a DF-250 se tornou sinônimo de trânsito engarrafado e inseguro; e de muitos acidentes, alguns fatais. Sob responsabilidade do Departamento de Estrada de Rodagem (DER), a duplicação da via vai beneficiar cerca de 40 mil veículos que trafegam por ali.
Dona de um comércio de bebidas próximo ao Condomínio La Font, Cleane Oliveira, 35, visualiza a nova pista de dentro de sua loja. Além de acidentes que já presenciou, a moça lembra do engarrafamento comum no local. “Tinha que sair meia hora antes do horário de pico para poder conseguir chegar a um local próximo. E o fluxo de caminhões cresceu muito depois que restringiram a passagem deles na Barragem do Paranoá”, explica Cleane. “Essa duplicação era muito necessária”, aponta.
Para o morador do La Font Oscar Mendes, 51, a duplicação também traz desenvolvimento à região. “Antigamente, era só árvore por aqui, local muito rústico. Hoje o comércio só melhora e acaba de chegar uma nova panificadora”, observa o representante comercial.
“A obra na DF-250 foi a melhor coisa que o governo fez para nós. Traz mais segurança, tendo em vista os acidentes. E vai melhorar demais o trânsito que praticamente parava com os caminhões”, reforça o dono de restaurante Geraldo Gonçalves, 60, há 19 anos atuando nas redondezas da DF-250.