04/10/2022 às 11:16, atualizado em 04/10/2022 às 15:36

Mais de 2 km de estradas rurais passam por terraplanagem no Itapoã

Também foi feito o assentamento de resíduos da construção civil em pistas do Núcleo Rural Fazenda Velha

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes


Brasília, 4 de agosto de 2022 –
O Núcleo Rural Fazenda Velha, no Itapoã, está com mais de 2 km de pistas novas e a mobilidade em dia. Localizada na área do Capão da Erva, às margens da via DF-250, a região recebe desde segunda-feira (1º) os serviços de terraplanagem das estradas de terra e o assentamento de resíduos da construção civil (RCC) em seus trechos.

Além de serem usadas pelos moradores, as vias não pavimentadas são rotas para ônibus convencionais e escolares que levam os estudantes da comunidade a colégios na DF-250, entre elas a Escola Natureza. Foram exatamente 2,3 km de pistas recuperadas. A distância da localidade até o centro do Itapoã é de 11 km.

As vias não pavimentadas do Núcleo Rural Fazenda Velha são usadas pelos moradores e também por ônibus convencionais e escolares | Foto: Divulgação

Ajuda da comunidade local

Moradora há 20 anos do núcleo rural, a agricultora Lecivalda Cardoso, 64, considerou a ação providencial. “O RCC veio com restos de metais misturados e a comunidade ajudou os operários a coletá-los, pois não têm utilidade no reparo das estradas”, explica. “O trabalho está ficando de primeira. E a comunidade está muito agradecida”, acrescenta. Os resíduos são doados pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU) para a manutenção de vias de todo o DF.

Segundo o coordenador do Polo Leste, Leandro Cardoso, diversas máquinas participam dos serviços. “Somando o maquinário do polo e caminhões da Novacap, são 15 veículos envolvidos. É importante fazer o conserto no momento, antes da chegada das chuvas”, pontua Cardoso.

“É uma estrada conhecida como ‘Transcapão’ e de grande movimento na vila rural. A participação dos moradores foi muito legal ao auxiliar nesse preparo do material do SLU”, explica o administrador regional do Itapoã, Marcus Cotrim. “As vias já estão quase 100% para uso de todos”, finaliza.

Mais de 2 km de estradas rurais passam por terraplanagem no Itapoã