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04/10/2022 às 15:56
Preenchimento e atualização do Cadastro Único foram os principais focos da ação da Secretaria de Desenvolvimento Social em parceria com a Defensoria Pública nesta terça-feira (30)
Brasília, 30 de agosto de 2022 – “Consegui fazer meu Cadastro Único sem problemas e, agora, é esperar pelo pagamento do Auxílio Brasil”, comemora Edmilson Lima Alves, 42 anos. Desempregado há cerca de seis meses, ele foi um dos atendidos durante a passagem da Carreta da Defensoria Pública do Distrito Federal, nesta terça-feira (30), no estacionamento da Administração Regional de Planaltina. A instituição firmou parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) para atuação conjunta de atendimento às famílias na região. A ação faz parte da programação do 163º aniversário da cidade.
[Olho texto=”“Acreditamos que essa iniciativa é muito importante, pois evita a permanência das famílias do lado de fora das unidades. Está em estudo a ampliação dessa metodologia para outras regiões”” assinatura=”Ana Paula Marra, secretária de Desenvolvimento Social” esquerda_direita_centro=”direita”]
Além da carreta estacionada, outras iniciativas ocorreram de maneira descentralizada na cidade, totalizando mais de 330 prestações de serviços socioassistenciais ao longo do dia. “Trata-se de uma união de esforços com o objetivo de fortalecer e viabilizar ainda mais o acesso da população”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.
O preenchimento e a atualização do Cadastro Único foram os principais focos da ação. Além do trabalho intenso da equipe móvel na Carreta da Defensoria Pública do DF, o procedimento ocorreu também nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Planaltina Central e Arapoanga; e no posto de atendimento montado na região em parceria com entidade da sociedade civil há cerca de 15 dias.
Daurita Barbosa, 47, foi atendida pelos profissionais na manhã desta terça-feira. Ela queria solicitar isenção para segunda via da carteira de identidade e inclusão em programas socioassistenciais. “Eu cheguei às 6h e peguei uma das primeiras senhas. Estou muito satisfeita, pois vou para casa com minha situação resolvida”, conta a moradora do Vale do Amanhecer.
Ainda durante a manhã, o Cras Planaltina Central fez o agendamento para atendimento em setembro. Mais de 1,5 mil pessoas tiveram seu retorno programado para o próximo mês. “Acreditamos que essa iniciativa é muito importante, pois evita a permanência das famílias do lado de fora das unidades. Está em estudo a ampliação dessa metodologia para outras regiões”, enfatiza a secretária Ana Paula Marra.
Unidade móvel
Criada no fim do ano passado, a equipe móvel da Sedes realiza atendimentos socioassistenciais em áreas rurais e durante ações concentradas.
Cerca de 30 servidores da Sedes se revezam durante essas atividades. No fim de semana passado, eles participaram dos quase 500 atendimentos feitos em parceria com servidores dos Cras e de integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) em Samambaia, Brazlândia, Paranoá e Itapoã.
*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social