04/10/2022 às 16:33

Mais de 90 profissionais garantiram atendimento de saúde na Esplanada

Cinquenta e duas pessoas precisaram ser atendidas nas tendas montadas nas comemorações da independência, a maioria dos casos envolveu situações de mal-estar, machucados e desconforto digestivo

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

Brasília, 7 de setembro de 2022 – As comemorações do 7 de setembro em Brasília ocorreram com tranquilidade: 52 pessoas precisaram ser atendidas nas tendas montadas pela Secretaria de Saúde e dois idosos foram encaminhados para o Hospital Regional da Asa Norte, um por conta de uma queda e outra pelo agravamento de uma doença dos rins. A maioria dos casos envolvia situações de mal-estar, machucados e desconforto digestivo.

Foi o caso do vigilante Mateus Felipe Kock. Morador de Jataí (GO), ele passou a noite na estrada para participar do evento na Esplanada dos Ministérios, mas chegou com mal-estar e dores no estômago. Atendido e medicado pela equipe da Secretaria de Saúde do DF, Kock disse já estar pronto para a viagem de volta. “Foi bem rápido. Eu cheguei e já fui atendido”, elogiou.

De acordo com o diretor do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Distrito Federal, Victor Arimatea, com o movimento tranquilo não foi necessário acionar todas as 20 viaturas mobilizadas. “Felizmente foram atendimentos sem gravidade”, ressaltou.

Parte dos profissionais de saúde que estiveram a postos para atendimentos durante as comemorações do 7 de setembro na Esplanada | Foto: Tony Winston/Agência Saúde

Enquanto escolas e forças militares desfilavam na Esplanada, a Rodoviária do Plano Piloto continuou a ser local para combate à pandemia de covid-19. Um ponto de vacinação da Secretaria de Saúde, montado em parceria com o Sistema S, atendeu quem se deslocava pela área. Foram pessoas como o mecânico industrial Lucimario José de França, que aproveitou o feriado para receber a sua segunda dose de reforço. “Foi bom ser aqui. Ficou mais fácil para chegar”, comentou.

Presente no evento, a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, destacou a capacidade instalada para atendimento. “Precisamos celebrar os 200 anos de independência de nosso país e não teríamos como, se não fosse com uma retaguarda para toda a população do Distrito Federal e para quem nos visita, tudo em conjunto com as forças de segurança”, disse.

O Samu esteve na Esplanada dos Ministérios com dois pontos de atendimento – um ao lado da Catedral e outro entre os ministérios de Ciência e Tecnologia e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Nos locais havia equipes médicas para atender dezenas de pacientes simultaneamente, desde casos sem gravidade até paradas cardíacas. Um total de 84 servidores do Samu estavam na Esplanada. Os hospitais de Base, Regional da Asa Norte e Materno-Infantil também estavam com equipes mobilizadas para receber pacientes que precisassem ser encaminhados de ambulância ou helicóptero.

“O Samu é um pilar que nos dá toda a tranquilidade para que a gente seja cuidado 24 horas”, ressaltou a secretária de Saúde. Ela também elogiou o engajamento dos servidores no atendimento da população. “Temos trabalhadores comprometidos em todos os níveis de atenção”, completou.

*Com informações da Secretaria de Saúde