Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
04/10/2022 às 16:02, atualizado em 07/10/2022 às 18:58
Caminho para pedestres e entrada das garagens recebem reforço; na pista, além de asfalto novo, haverá uma faixa de pavimento rígido para o trânsito dos ônibus, reduzindo a vibração nas casas
Brasília, 31 de agosto de 2022 – Começou na segunda quinzena de agosto e segue até o primeiro semestre de 2023 a obra de reconstrução das calçadas residenciais e da nova pavimentação da W3 Sul. Uma das mais importantes vias comerciais do Distrito Federal, a W3 Sul passou, em 2020 e em 2021, por uma reforma dos canteiros centrais e das calçadas comerciais do lado 500 e recebe agora mais R$ 25,6 milhões de investimentos nesta nova etapa.
A reforma das calçadas começou nas quadras 703, 704 e 705 Sul – por onde há as saídas das garagens da área residencial – e segue até a 715 Sul. A calçada da 716 faz parte do Setor Hospitalar Sul e já foi reformada no processo de reurbanização da área.
Da 703 à 707, está planejada a construção de uma calçada de 2 metros de largura feita em pavimento rígido, mais duradouro e resistente à passagem de veículos pesados no acesso às casas. Junto a ela, está sendo estruturada uma faixa de blocos intertravados (bloquetes), da mesma largura, onde os carros poderão ficar estacionados, paralelos à pista.
“Antes do início das obras, os moradores foram informados dos trabalhos que seriam feitos e do prazo de oito dias sem acesso às garagens para a cura (secagem) do concreto, o que nem sempre foi obedecido, causando rachaduras na estrutura”, conta o engenheiro fiscal da Secretaria de Obras Wesley Santos.
A partir da 708, a pista para pedestres e bicicletas segue em concreto e grama. Por não ter entrada de veículos nesse trecho, a estruturação rígida exigida para grandes impactos não será necessária.
Maria de Lourdes Smid, 56 anos, é cuidadora e se mudou para a 703 Sul para acompanhar de perto o tratamento da filha no Hospital Sarah Kubitschek. De cadeira de rodas, a mobilidade não era fácil ao sair de casa. “A gente precisava atravessar a W3 logo em frente de casa, fora da faixa de pedestres, por causa dos buracos e falhas na calçada. Agora está maravilhoso, dá pra transitar em segurança”, diz ela.
Vibração
Outra mudança que será sentida pelos moradores e comerciantes da W3 Sul será o recapeamento das duas pistas da via, com um total de 12 km. Das três faixas de rolamento de cada lado, duas receberão um novo recapeamento de massa asfáltica e a da direita, de pavimento rígido, mais durável e seguro, sem risco de deformações.
No final de agosto, os trabalhos de 74 cm de escavação da faixa já haviam começado na 703 e da primeira etapa de retirada da massa asfáltica na 704. As etapas seguintes são a colocação de 40 cm de base e sub-base de concreto.
“Além disso, por ser de concreto rígido, o impacto causado pelos ônibus, principalmente em alta velocidade, será reverberado para baixo e não para os lados, deixando de incomodar os moradores como incomoda atualmente”, explica o engenheiro.