04/10/2022 às 10:20

Mais de sete mil vagas para cursos para profissionais da educação

A formação continuada é gratuita. As inscrições podem ser feitas até 9 de agosto em diferentes áreas

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

Brasília, 2 de agosto de 2022 – Até o dia 9 de agosto, os profissionais da Secretaria de Educação podem fazer inscrição para os cursos oferecidos pela Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape). Ao todo, são mais de sete mil vagas para mais de 65 cursos ofertados gratuitamente. Os interessados devem acessar o site da Sigeape.

Quem se inscrever até o dia 9 será pré-inscrito. A seleção obedece ao número de vagas previstas para cada curso e será feito um sorteio, em 10 de agosto. Após esse procedimento, caso o servidor não tenha sido sorteado, poderá fazer a inscrição nas vagas remanescentes em outro curso disponível. O período para inscrição para as vagas remanescentes será de 15 a 17 de agosto.

As capacitações oferecidas pela Eape são direcionadas aos profissionais da carreira magistério e também da carreira assistência à educação. As oportunidades de formação são nas áreas de alfabetização e letramentos, educação inclusiva e educação de jovens e adultos, novo ensino médio, artes e diversidade, tecnologia e inovação, gestão escolar, educação ambiental, financeira e patrimonial, entre outras.

As ações de formação continuada da Eape pretendem conduzir os profissionais da rede pelos caminhos do conhecimento, das práticas conscientes e das metodologias criativas que conduzam à promoção de uma educação pública de qualidade.

Mais de 90 formadores são os responsáveis por ministrar as capacitações. Também são ofertados cursos em parceria com outras instituições. A maioria deles ocorre no formato de ensino híbrido – metodologia de aprendizagem que combina o ensino presencial e propostas de ensino online.

Os profissionais da educação ainda podem participar da formação continuada no período noturno. Além disso, para atender às necessidades específicas de cada escola, foi criado o Projeto Eape vai à Escola. Com essa iniciativa, os formadores vão até as escolas e propiciam ações de formação com os professores, seja oficinas ou salas de coordenação.

*Com informações da Secretaria de Educação