04/10/2022 às 12:37, atualizado em 04/10/2022 às 15:16

Muretas garantem segurança na entrada do Túnel de Taguatinga

Construção das paredes new jersey entra na reta final na entrada do túnel 2, com pistas que fazem o sentido Ceilândia-Brasília; barreira de proteção confeccionada em concreto é resistente e pouco volumosa

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger


Brasília, 10 de agosto de 2022 –
O principal item de segurança da entrada do Túnel de Taguatinga está quase pronto. Na pista onde os veículos vão trafegar, sentido Ceilândia-Brasília, os operários trabalham nos últimos 33 metros de parede new jersey. A armação, feita com vergalhões de aço, já está pronta. O próximo passo é montar a forma que receberá o concreto.

Construção de muretas new jersey, principal item de segurança na entrada do Túnel de Taguatinga, está perto de ser finalizada | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

A new jersey é uma mureta de segurança geralmente confeccionada em concreto. Pode servir para separar os fluxos do tráfego, delimitar áreas em obra ou resguardar a estrutura de passagens subterrâneas. As principais vantagens dessas barreiras de contenção são a elevada resistência ao choque e a ocupação de um espaço diminuto.

Se dentro do Túnel de Taguatinga a new jersey mantém as paredes da passagem intactas em caso de colisão, fora dessa estrutura, a função da mureta é outra. “Se houver um acidente, as barreiras evitam que qualquer veículo vá parar na outra pista, provocando um estrago ainda maior”, explica o engenheiro Renes Cândido.

[Olho texto=”“Se houver um acidente, as barreiras evitam que qualquer veículo vá parar na outra pista”” assinatura=”Renes Cândido, engenheiro” esquerda_direita_centro=”direita”]

As muretas de segurança no emboque do túnel 2 têm previsão de ficar prontas até o final do mês. E, ainda em agosto, os operários começam a erguer as barreiras na entrada do túnel 1, onde os veículos vão trafegar no sentido Brasília-Ceilândia.

“O trabalho será feito em etapas – primeiro, vamos investir na laje de fundo da faixa de rolamento mais próxima à pista do BRT. Assim que esse piso estiver pronto, construiremos as [barreiras] new jersey”, comenta Renes. “A laje de fundo da extremidade oposta será feita posteriormente. Na ocasião, teremos de interditar uma das faixas da Avenida Central”. Juntas, as pistas da passagem subterrânea somam quase 3.400 m de barreiras new jersey.

O Túnel de Taguatinga é considerado a maior obra viária em execução no Brasil e vai beneficiar mais de 137 mil motoristas diariamente. O investimento é de R$ 275 milhões.

Muretas garantem segurança na entrada do Túnel de Taguatinga