Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
04/10/2022 às 17:20, atualizado em 04/10/2022 às 18:37
No espaço, aberto de terça a domingo, é possível sentir a textura da pele de diversos animais, como a do elefante Babu, que viveu no Zoo até 2018
Brasília, 19 de setembro de 2022 – Os visitantes do Zoológico de Brasília podem voltar a frequentar o Museu de Ciências Naturais, reaberto na sexta-feira (16). Uma novidade é o Espaço Interativo, onde é possível ver de perto e sentir a textura da pele de diversos animais, como a do elefante Babu, que viveu no Zoo até 2018; de onça-pintada, tamanduá-bandeira e veado-catingueiro. O visitante também pode tocar no casco de tartaruga-da-amazônia, vértebra de girafa, bico de tucano, pele de cobra.
No museu são expostas várias peças de animais, nativos e exóticos, preparadas por diferentes técnicas de conservação de material biológico, tais como taxidermia (conservação da pele), osteotécnica (preparação do esqueleto), materiais curtidos, bem como conservados em meio líquido.
O público continua podendo apreciar de perto o esqueleto da Nely, uma fêmea de elefante-asiático conhecida por ser a primeira moradora do Zoo, bem como esqueleto de sucuri, crânio de hipopótamo, e os imponentes tigre-de-bengala e harpia taxidermizados, entre outros.
No início de 2022, teve início um trabalho para renovação das peças. “Durante o período em que esteve fechado, o museu passou por diversas mudanças. Além da manutenção das peças, a exposição do acervo foi reorganizada, o que tornou a visita mais dinâmica, informativa e interativa”, explicou a diretora de Museologia do Zoo, Grazielle Alarcão.
O museu também desenvolve atividades educativas, com exposição de peças em tendas temáticas dispostas pelo Zoo, e projetos direcionados às pessoas com deficiências e grupos de idosos, entre outros, por meio do Zoo com Vivências. Também realiza exposições itinerantes e realiza atividades educativas em instituições públicas e privadas com o Zoo em Ação.
Os interessados em obter mais informações e participar desses projetos devem realizar o agendamento prévio pelo e-mail atendimento@zoo.df.gov.br. O horário de visitação do museu é de terça a domingo, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 16h30.
*Com informações do Zoológico de Brasília