04/10/2022 às 12:47, atualizado em 06/10/2022 às 08:44

Operação DF Livre de Carcaças recolhe 15 veículos em Taguatinga Sul

Desde fevereiro de 2020, foram retirados 923 veículos das ruas do DF, em trabalho que reforça a segurança e o combate à dengue

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger


Brasília, 11 de agosto de 2022 –
Uma cidade mais limpa e organizada. Essa é a proposta da Operação DF Livre de Carcaças, ação organizada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) em parceria com as secretarias de Governo, DF Legal e Saúde, Detran, Polícia Militar, Diretoria de Vigilância Ambiental e Novacap. Na manhã desta quinta-feira (11) mais 15 veículos desativados foram recolhidos ao Setor de Oficinas de Taguatinga Sul.

Operação foi realizada na manhã desta quinta-feira (11), na rua CSE 7, em Taguatinga Sul | Fotos: Paulo H.Carvalho/Agência Brasília

Desde fevereiro de 2020, foi recolhido o total de 923 veículos abandonados em 23 regiões do DF. Só em 2022 foram recolhidos quase 190 sucatas de carros pelas ruas do DF. Após a retirada das ruas, os veículos são encaminhados para o depósito do 3º Distrito Rodoviário, antigo posto policial de Samambaia que agora está sob o comando do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF). No local, agentes da Vigilância Ambiental fazem higienização das carcaças com soluções em água parada.

“O objetivo é retirar essas carcaças que estão abandonadas pela cidade que geram insegurança na população, tanto por servirem de depósito para o mosquito da dengue, quanto por serem possíveis abrigos de produtos de crimes”, destaca o secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo Souza Ferreira. “É uma ação de enfrentamento à desordem, já que é feito um mapeamento pela Secretaria de Segurança Pública e essa desordem influencia diretamente a sensação de segurança”, diz.

O secretário Júlio Danilo destaca a importância da retirada de veículos abandonados para mais segurança da população

A operação desta manhã em Taguatinga Sul, na rua CSE 7, foi motivada por manifestações de moradores. Recentemente, quatro pessoas foram diagnosticadas com dengue. “A gente fica insegura porque é um monte de carro velho aberto, logo fica cheio de mosquito da dengue”, comenta Valma de Souza, 44 anos, proprietária de uma loja de tintas. “Estou há pouco tempo aqui, um ano apenas, e já soube de casos de dengue, então intervenções como essas são muito válidas”, elogia.

“Mas não basta o governo fiscalizar e realizar o trabalho de retirada. A população tem de se conscientizar e não ficar acumulando essas sucatas”, ressalta o morador do Setor de Oficinas de Taguatinga Sul, Gideão dos Santos, 53 anos.

Qualquer pessoa pode contribuir para o recolhimento dessas carcaças denunciando pelo e-mail conseg@ssp.df.gov.br. É necessário informar o local e descrever a situação da carcaça, incluindo fotografias. As solicitações dos cidadãos também podem ser enviadas via Ouvidoria do Distrito Federal, que são encaminhadas para atendimento pela SSP. Elas podem ser feitas pelo telefone 162, pelo site ou de forma presencial, na sede de qualquer órgão do GDF.

Operação DF Livre de Carcaças recolhe 15 veículos em Taguatinga Sul