Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
04/10/2022 às 17:17, atualizado em 10/10/2022 às 12:51
Obra, executada no sentido Ceilândia-Plano PIloto, terá início nesta segunda (19). Em seguida, os últimos 24 metros de base estarão prontos para receber o pavimento rígido
[Olho texto=”“É um processo feito aos poucos, em módulos de aproximadamente 23 metros de extensão, para garantir a integridade da estrutura da construção”” assinatura=”Eduardo Guimarães, engenheiro” esquerda_direita_centro=”direita”]
Brasília, 19 de setembro de 2022 – Os operários que trabalham no lado sul do Túnel de Taguatinga já podem se despedir do restinho de terra vermelha que ainda sujava suas botas. Começa nesta segunda-feira (19) a concretagem dos últimos 24 metros de laje de fundo no sentido Ceilândia-Plano Piloto. Findada essa etapa, o trecho final da passagem entra em fase de acabamento.
A laje de fundo do Túnel de Taguatinga é muito mais do que uma simples base para o pavimento rígido em cima do qual os veículos vão trafegar. Como a construção lançou mão da escavação invertida, técnica em que paredes e teto são construídos antes da abertura da passagem subterrânea, esse componente tem importante função estrutural.
O engenheiro Eduardo Guimarães explica que as lajes de fundo servem para travar as paredes do túnel conforme a escavação avança. “É um processo feito aos poucos, em módulos de aproximadamente 23 metros de extensão, para garantir a integridade da estrutura da construção”, comenta.
A produção da laje de fundo começa com o lançamento de brita no terreno recém-escavado e compactado. As pedrinhas permitem o escoamento de águas subterrâneas. Por cima desse colchão drenante, é feito o chamado concreto magro, responsável por evitar o contato da base com a umidade.
Para garantir a resistência da laje, os operários fazem uma armação. Vergalhões de aço cortados e dobrados formam uma espécie de malha por onde o concreto é espalhado. Cada trecho de 23 metros de extensão demora três dias para ficar pronto – um consumo de nove toneladas de aço e 150 m³ de concreto.