Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
04/10/2022 às 14:32, atualizado em 06/10/2022 às 15:13
Etapa foi iniciada com a construção da base que receberá o concreto. Pista tem 1.060 metros e é exclusiva para a passagem dos ônibus
Brasília, 18 de agosto de 2022 – A pavimentação da pista exclusiva do BRT no Túnel de Taguatinga começou esta semana e vai deslanchando aos poucos. O corredor que passa entre as vias do túnel terá um total de 1.060 metros de extensão e será feito em pavimento rígido, termo técnico usado para o piso de concreto. Trata-se de um material mais resistente do que o asfalto.
Cerca de 160 metros de pista já começaram a ser preparados para receber a pavimentação. É a chamada base da via, que é constituída de: uma camada de dez centímetros de brita graduada simples (BGS); mais dez centímetros de concreto compactado com rolo (CCR); e o pavimento final, com 25 cm de espessura. A brita já foi assentada ao longo desse trajeto.
Em uma visita técnica ao túnel, nesta quinta-feira (18), o secretário de Obras, Luciano Carvalho, comentou o serviço. “O trabalho de concretagem começou muito bem, com a construção da base que é uma parte essencial. Vamos interligar essa passagem desde lá embaixo na avenida Elmo Serejo até a Estrada Parque Taguatinga (EPTG)”, disse Carvalho, que caminhou a pé por toda a extensão do Túnel de Taguatinga e conversou com engenheiros da obra.
Segundo o engenheiro Renis Candido, de uma das construtoras responsáveis pela execução da obra de arte, a intenção é fazer primeiro todo o assentamento da brita na via, depois partir para a colocação do CCR e, em seguida, finalizar o pavimento. Sem dividir o serviço em trechos. “Acreditamos que, assim, o trabalho renderá mais”, pontua o profissional.
O secretário de Obras fez uma avaliação bem positiva dos trabalhos no esperado túnel – a maior obra viária do país no momento. “Está andando muito bem a obra. Toda vez que venho aqui, o otimismo só aumenta. A quantidade de trabalhadores e os equipamentos aqui se mantêm em alta, tudo feito conforme o esperado”, finalizou Carvalho.