04/10/2022 às 15:30, atualizado em 07/10/2022 às 18:58

Pistas do Viaduto do Recanto das Emas ganham pavimentação e sinalização

Com R$ 30,9 milhões investidos, obra vai impactar a vida de cerca de 80 mil motoristas que transitam na região; a construção gerou 40 mil empregos

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu


Brasília, 25 de agosto de 2022
– As obras do Viaduto do Recanto das Emas seguem avançando. Com o objetivo de liberar o trânsito nas duas pistas das trincheiras que dão acesso à Saída Sul (Gama, Santa Maria e Entorno) e ao Plano Piloto, as equipes trabalham na conclusão do pavimento e na sinalização das vias. A expectativa é beneficiar os cerca de 80 mil motoristas que transitam pela região diariamente.

As trincheiras são as duas pistas que passam por baixo do viaduto e que serão usadas apenas pelos condutores que seguem para a Saída Sul ou com destino ao Plano Piloto, sem a necessidade de passar pelo entroncamento do Recanto das Emas ou pelo Riacho Fundo II | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

“Está faltando terminar as três camadas do pavimento [sub base, base e capa]. Estamos trabalhando com CBUQ, que é concreto betuminoso usinado a quente. Entregando essa parte da trincheira, podemos desafogar bastante o trânsito na região”, explica o engenheiro civil do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e executor do contrato, Eli Câmara.

[Olho texto=”“Com esse trecho, quem não for nem para o Recanto das Emas nem para o Riacho Fundo II vai poder passar direto. Não vai ter o conflito que tínhamos quando existia o balão do Recanto”” assinatura=”Eli Câmara, engenheiro civil do DER-DF” esquerda_direita_centro=”direita”]

As trincheiras são as duas pistas que passam por baixo do viaduto e que serão usadas apenas pelos condutores que seguem para a saída sul ou com destino ao Plano Piloto, sem a necessidade de passar pelo entroncamento do Recanto das Emas ou pelo Riacho Fundo II. Transitarão por ali motoristas de Santa Maria, Gama, Valparaíso, Samambaia e Ceilândia. A velocidade das pistas será de 60 km.

“Essa é uma ligação de várias cidades. Com esse trecho, quem não for nem para o Recanto das Emas nem para o Riacho Fundo II vai poder passar direto. Não vai ter o conflito que tínhamos quando existia o balão do Recanto”, completa Câmara. O trânsito para quem segue para as duas regiões administrativas seguirá pelas marginais.

Até a segunda quinzena de agosto, a obra contava com 85% da execução. Entre os serviços já feitos estão terraplanagem, drenagem, contenção de talude e construção da obra de arte (viaduto em si). Agora estão sendo finalizadas pavimentação e sinalização. Os próximos passos são as construções das alças e dos acessos entre Recanto das Emas e Riacho Fundo II, que terão início após ajustes nos postes da região. Confira o vídeo:

O Governo do Distrito Federal (GDF) investiu R$ 30,9 milhões na construção do Viaduto do Recanto das Emas. A execução do projeto é do DER com um consórcio de empresas terceirizadas. Desde o início da obra, foram gerados 400 empregos.

Melhorias

Morador do Riacho Fundo II, o garçom Guilherme Guirra de Sousa, 38 anos, diz que hoje as pistas são muito engarrafadas e acredita que o viaduto vai facilitar o tráfego. “É bem difícil para quem é motorista. Acho que com essa obra vai dar uma melhorada. Que fique bom o trânsito para todo mundo”, espera. “Tem muita gente que chega atrasada ao serviço, e tem patrão que não aceita as desculpas, porque acontece muitas vezes. Melhorando o trânsito, você pode pegar o ônibus e chegar no local no horário certo”.

“Aqui sempre foi ruim, mas vai melhorar”, comemora a publicitária Naiara Belém, 25 | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

A publicitária Naiara Belém, 25, acabou de arranjar um emprego no Recanto das Emas e terá que fazer o trajeto de Águas Claras até lá diariamente. “O trânsito é pouco engarrafado. Tem muito ônibus, carro… Essa região estava precisando bastante, igual ao centro de Taguatinga antigamente. Aqui sempre foi ruim, mas vai melhorar”, avalia. “Obra realmente é assim, sempre dá um pouco de transtorno, mas no final sempre gera bons resultados”.

O administrador do Recanto das Emas, Wanderley Eres de Deus, conta que essa é uma obra aguardada há muitos anos pela população da cidade. “A expectativa é grande por ser uma reivindicação antiga. Como eram poucas saídas, era um engarrafamento enorme e muitos acidentes. Está todo mundo ansioso por essa obra. A entrega de duas pistas já vai facilitar muito [o deslocamento]”, afirma.

Pistas do Viaduto do Recanto das Emas ganham pavimentação e sinalização