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04/10/2022 às 11:43, atualizado em 04/10/2022 às 20:29
Recortes, barras de transferência e barras de ligação são os mecanismos usados para evitar trincas nas seis faixas da passagem subterrânea
Brasília, 7 de agosto de 2022 – As pistas do Túnel de Taguatinga, por onde mais de 137 mil veículos vão trafegar diariamente, não serão feitas de asfalto. O pavimento flexível dará lugar a placas de concreto nos mais de 900 metros de extensão da passagem. A troca aumenta a vida útil das faixas de rolamento, mas exige cuidados específicos para evitar trincas e fissuras.
Toda e qualquer estrutura de concreto está sujeita a pequenos movimentos de expansão e retração causados pela variação da temperatura. No caso do pavimento rígido, há ainda o trabalho provocado pela distribuição do peso dos veículos. Diante de tantas variáveis, métodos como recortes, barras de transferência e barras de ligações garantem uma pista livre de rachaduras.
[Olho texto=”“Essas estruturas permitem a distribuição das cargas de forma igualitária ao longo da pista”” assinatura=”Renes Cândido, engenheiro” esquerda_direita_centro=”direita”]
Os recortes são usados para produzir, in loco, as placas de concreto. “A fenda tem cerca de 0,5 centímetro – é imperceptível para os motoristas, mas suficiente para permitir que o concreto trabalhe sem que haja atrito entre as placas”, explica o engenheiro Renes Cândido. “São como trincas direcionadas, abertas na superfície do revestimento já seco”.
As bordas das placas precisam passar por cima das barras de transferência instaladas no interior do concreto, com um espaçamento de 4,8 metros entre uma e outra. “Se as bordas não fossem niveladas pela barra de transferência, as placas poderiam empenar”, conta Renes. “Além disso, essas estruturas permitem a distribuição das cargas de forma igualitária ao longo da pista”.
O aço usado nas barras de transferência é totalmente liso para permitir que o concreto trabalhe. “Metade dele é engraxado para reduzir ainda mais a aderência”, explica Renes. “A outra metade fica engastada no concreto, impedindo que cada placa se movimente de forma independente.”
Ao contrário das barras de transferência, as barras de ligação devem estar inteiramente aderidas ao concreto. Elas não têm a função de transferir carga, mas sim de evitar a movimentação das placas. “A barra de ligação é instalada no sentido longitudinal – ela serve para unir uma faixa de rolamento à outra, além de reforçar as bordas das placas”, afirma Renes.
O Túnel de Taguatinga é considerado a maior obra viária em execução no Brasil. O investimento na construção é de R$ 275 milhões.