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04/10/2022 às 13:01
Número de visualizações entre janeiro e julho deste ano registra um aumento de 33% na comparação com o mesmo período de 2021
Brasília, 14 de agosto de 2022 – O Portal da Transparência do Distrito Federal teve um aumento de 33% no número de visualizações entre os meses de janeiro e julho, comparado ao mesmo período do ano passado. Em 2022, já foram 4,7 milhões de visualizações, contra 3,5 milhões no mesmo período de 2021. Os assuntos mais acessados dentro do portal foram “Servidor”, “Despesas” e “Beneficiários de Programas Sociais”.
[Olho texto=”“Após o lançamento da versão mobile do Portal da Transparência do DF, percebemos um aumento expressivo no acesso por dispositivos móveis. Quanto mais acessível e fácil, mais o cidadão participa”” assinatura=”Paulo Wanderson Martins, controlador-geral do DF” esquerda_direita_centro=”direita”]
Após o lançamento da versão mobile do Portal da Transparência, em abril deste ano, a média de usuários também aumentou, chegando a 55 mil usuários, contra 46 mil em 2021. A diferença entre visualizações e usuários é que visualização é a quantidade de páginas em que cada usuário navegou dentro do Portal da Transparência.
O controlador-geral do DF, Paulo Wanderson Martins, associa os resultados à facilitação de acesso: “Após o lançamento da versão mobile do Portal da Transparência do DF, percebemos um aumento expressivo no acesso por dispositivos móveis. Quanto mais acessível e fácil, mais o cidadão participa, e é por isso que temos trabalhado e buscado soluções tecnológicas e inovadoras”, afirma.
Somente em julho, as versões web e mobile do portal atingiram juntas 859.146 visualizações, um novo recorde mensal de acessos. O último havia sido em maio deste ano, com 820.412 visualizações.
Uma novidade é que a Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) disponibilizou na versão mobile a consulta “Pagamentos”, dentro de “Despesas”, com a informação dos pagamentos realizados no exercício. Já é possível filtrar por órgão, credor e pela data.
[Olho texto=”“Estamos trabalhando para aperfeiçoar a cada dia os dados, as informações e as buscas no Portal da Transparência, na sua versão mobile, para que todas as pessoas possam acessar com facilidade e encontrar aquilo que buscam”” assinatura=”Rejane Vaz, subcontroladora de Transparência e Controle Social” esquerda_direita_centro=”esquerda”]
A versão mobile foi desenvolvida especificamente para o acesso por dispositivos móveis. Diferentemente de quando o site é responsivo, essa versão facilita a navegação e possibilita uma melhor visualização das informações contidas no portal, como se fosse em um aplicativo sem a necessidade de baixar nada.
“Estamos trabalhando para aperfeiçoar a cada dia os dados, as informações e as buscas no Portal da Transparência, na sua versão mobile, para que todas as pessoas possam acessar com facilidade e encontrar aquilo que buscam”, explica a subcontroladora de Transparência e Controle Social, Rejane Vaz.
O Portal da Transparência conta também com uma superbusca, ferramenta construída de forma similar à busca do Google, que traz de forma simples e rápida as informações do banco de dados do portal, sem que o usuário necessite de conhecimentos técnicos para encontrá-las. Basta digitar uma palavra e tudo que for relacionado a ela é identificado imediatamente.
*Com informações da CGDF