Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
04/10/2022 às 15:41, atualizado em 07/10/2022 às 16:57
Com estacionamento novo e espaço para pedestres ampliado, acesso ao comércio no Paranoá foi facilitado; pista para bicicletas está 90% pronta e recapeamento é próxima etapa
Brasília, 26 de agosto de 2022 – As obras na Avenida Principal do Paranoá avançam com celeridade e já trazem benefícios aos moradores da região administrativa (RA). Com um investimento de R$ 16,1 milhões do Governo do Distrito Federal (GDF), a rua onde fica o centro comercial mais conhecido da cidade está sendo reformada com calçadas amplas, nova ciclovia, espaços para convivência, construção de vagas de estacionamentos, acessibilidade, entre outros.
Responsável pela empreitada, a Secretaria de Obras investe numa via mais funcional, onde pedestres e ciclistas também serão priorizados. Ao longo dos seus 2,7 km de extensão, a avenida terá uma ciclovia sem interrupção no trajeto e todo o pavimento asfáltico reformado. A pista para as bicicletas está 90% executada e muitos moradores já circulam ali.
“Acredito que a reforma prioriza nós, ciclistas e pedestres, e nem tanto os carros. A ciclovia vai ficar muito boa e as calçadas têm muito mais espaço para andar”, opina o porteiro Joelson Dias, 54 anos, que usa a bicicleta para se locomover. “Antigamente, tínhamos que andar mais pela pista junto com os veículos, desviando. E não é seguro”, comenta.
Mais visibilidade
O movimentado comércio também comemora a reforma. As calçadas próximas às edificações passaram a ter cerca de três metros para circulação, ao longo de quase toda a Avenida Principal. “O espaço para as pessoas circularem melhorou, o estacionamento está novo e isso tudo é excelente para o comerciante. As lojas ganharam visibilidade, mais procura”, reforça o gerente de uma loja de confecções Marcos Antonio Silva, 50. “O governo acertou nesta obra”, garante.
No momento, as máquinas trabalham no balão próximo ao Conselho Tutelar, que também será reformado com direito a meios-fios novos e plantio de grama. Bancos de concreto novos já se espalham pelas calçadas. E 14 abrigos de ônibus novos foram instalados em sete pontos da avenida, executados por técnicos da Secretaria de Mobilidade (Semob). Feitos de cimento, eles medem 10 m² e são acompanhados de rampas de acessibilidade e pisos podotáteis.
De acordo com o engenheiro e fiscal da obra pela Secretaria, Carlos Mohamed, a parte dos passeios e estacionamentos está quase concluída. E, na próxima etapa, a prioridade será o recapeamento asfáltico da avenida. “O objetivo é recuperar o pavimento aos poucos, fazendo em etapas de aproximadamente 200 metros, até mesmo para evitar problemas com o trânsito”, pontua Carlos.
Já o administrador regional Júnior Carvalho acredita que a nova via trará qualidade de vida para a população. “É uma obra grandiosa, que está tendo uma repercussão muito positiva entre os moradores. E que vai contribuir igualmente para motoristas, pedestres e ciclistas. Públicos muito presentes em nossa cidade”, conclui.
https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72177720301969355