04/10/2022 às 15:10

Sala de comando do Túnel de Taguatinga passa por impermeabilização

Serviço envolve uma área que serve como base para todas as operações efetuadas no local

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto


Brasília, 22 de agosto de 2022
– A sala de comando do Túnel de Taguatinga começou, esta semana, a ser impermeabilizada pela equipe de operários da obra. A cabine de concreto de 32,4 m x 53,50 m é onde ficam os equipamentos responsáveis pela automação de todo o sistema de ventilação, segurança, brigada de incêndio e até um reservatório de água para casos de emergência. Com cerca de 2,80 m de altura, o espaço serve como base para todas as operações envolvendo o túnel.

Processo de impermeabilização protege a estrutura de concreto das infiltrações | Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

Inicialmente, estão sendo feitas as laterais da sala, chamadas de cortinas. Depois, o serviço segue para a laje superior. O trabalho é executado com a aplicação do primer – tipo de pintura – e, em seguida, é colocada a manta asfáltica. Alguns botijões de gás já estão posicionados no local, pois as mantas de asfalto são aplicadas com uso de maçarico e fogo.

Sala de comando

“A impermeabilização é essencial para proteger a estrutura de concreto da água – evitar infiltrações, por exemplo”, explica o engenheiro Renis Candido. A concretagem da laje superior da cabine foi finalizada há cinco dias. O espaço fica posicionado sobre o túnel – próximo ao cruzamento das avenidas Central e Comercial.

O secretário de Obras, Luciano Carvalho, lembra a importância da finalização da cabine técnica para a obra: “É um ponto muito importante para toda a construção, pois é o que vai facilitar e proporcionar a interligação entre as duas partes [lados] da obra”.