04/10/2022 às 15:57

Sistema Socioeducativo do DF tem a 1ª edição do Festival de Cultura e Lazer

O evento promovido pela Sejus ocorre nesta terça (30) e quarta-feira (31), no Espaço Cultural Renato Russo, localizado na 508 sul

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

[Olho texto=”“Quando esporte, lazer e cultura são trabalhados de forma educacional e pedagógica, conseguimos trazer vários benefícios e possibilidades no processo formativo e na recuperação de adolescentes em situação vulnerável”” assinatura=”Jaime Santana, secretário de Justiça e Cidadania” esquerda_direita_centro=”direita”]

Brasília, 30 de agosto de 2022 – A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) promove, nesta terça (30) e quarta-feira (31), o 1° Festival de Cultura e Lazer para os adolescentes e jovens do Sistema Socioeducativo. O evento, das 9h às 12h e das 14h às 17h, está ocorrendo no Espaço Cultural Renato Russo, localizado na 508 Sul, com o eixo de esporte, cultura e lazer, que exerce forte influência nos aspectos psicológico, emocional e social dos socioeducandos.

O resultado de alguns desses trabalhos desenvolvidos junto aos socioeducandos será apresentado durante o festival | Foto: Divulgação/Sejus-DF

A inserção sistemática e efetiva de atividades relacionadas à cultura e ao lazer na rotina das medidas socioeducativas alimenta a construção de resultados positivos frente ao processo integral de reinserção dos adolescentes na sociedade.

Por meio do trabalho direcionado no eixo em questão, pode-se desenvolver a criatividade do adolescente, ampliar sua visão de realidade e de linguagem frente aos desafios cotidianos, e até mesmo uma mudança conceitual em sua trajetória infracional.

Para o secretário de Justiça e Cidadania, Jaime Santana, o objetivo do evento é servir de instrumento de prevenção e transformação aos adolescentes. “Quando esporte, lazer e cultura são trabalhados de forma educacional e pedagógica, conseguimos trazer vários benefícios e possibilidades no processo formativo e na recuperação de adolescentes em situação vulnerável.”

Durante o primeiro semestre de 2022, diversas atividades pedagógicas realizadas nas unidades socioeducativas tiveram como base o esporte, a cultura e o lazer como objetivos centrais.

O resultado de alguns desses trabalhos desenvolvidos junto aos socioeducandos será apresentado durante o festival. Ademais, o projeto pretende alcançar os servidores da carreira socioeducativa do Distrito Federal das mais diversas áreas de conhecimento, promovendo o diálogo e o compartilhamento entre saberes acadêmicos e populares, fomentando a produção de conhecimento.

O festival é uma excelente estratégia e forma de aproveitar a oportunidade para transmissão da cultura de paz, possibilitando discussões que fomentam o caráter essencial das práticas de cultura e lazer no atendimento socioeducativo

A exposição será composta por trabalhos escritos, manualidades e apresentações, que serão divididos por categorias. Os trabalhos escritos serão expostos por meio de música, poesia, desenhos e pinturas livres; as manualidades, por meio de trabalhos manuais confeccionados com materiais diversos e as apresentações, por meio de peça teatral e musical. A seleção e curadoria dos trabalhos manuais foi realizada pela Subsecretaria do Sistema Socioeducativo em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal e serão expostos no festival.

O festival visa promover o acesso a cultura, necessidade de ampliação da oferta de atividades diversificadas, com capacidade de atender expectativas de diferentes grupos, sendo uma excelente estratégia e forma de aproveitar a oportunidade para transmissão da cultura de paz, possibilitando discussões que fomentam o caráter essencial das práticas de cultura e lazer no atendimento socioeducativo.

*Com informações da Sejus-DF