04/10/2022 às 17:12

Trecho da Avenida Paranoá será interditado para pavimentação

A partir do dia 19 deste mês, motoristas devem ficar atentos; obras incluem estacionamentos, calçadas e arborização, com investimentos de R$ 16 milhões

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

Brasília, 18 de setembro de 2022 – Em função do início da fase de pavimentação na reforma da Avenida Paranoá, na Região Administrativa do Paranoá, um trecho de 500 metros da via será interditado, a partir desta segunda-feira (19), para a execução dos serviços. O investimento na obra é de R$ 16 milhões e inclui ampliação de calçadas, estacionamentos e arborização

Com isso, quem acessa a Avenida Paranoá pela Praça Central, próximo à administração regional, sentido balão do Paranoá, deverá ficar atento ao novo desvio de trânsito, de cerca de 500 metros. O motorista terá que acessar a avenida pela via paralela, localizada entre as quadras do conjunto A2 e D. A ação será sinalizada e terá acompanhamento do Detran até o dia 5 de outubro, quando será finalizada.

Um dos destaques da reforma é a arborização que será implementada com diferentes espécies vegetais, como ipês, areca, pata-de-vaca e pau-ferro | Reprodução: Secretaria de Obras e Infraestrutura

“Estamos com plano de ataque estruturado para realizar a demolição do asfalto atual e pavimentar a via. Os serviços, neste trecho, deverão ter duração de 15 a 20 dias”, explicou Ricardo Terenzi, subsecretário de acompanhamento e fiscalização de obras do GDF.

[Olho texto=”“Com as novas calçadas e o reordenamento dos estacionamentos já executados, a população já teve uma percepção imediata dos benefícios da obra. Agora, vamos nos concentrar na pavimentação da via”” assinatura=”Luciano Carvalho, secretário de Obras” esquerda_direita_centro=”direita”]

O subsecretário destacou ainda que, durante o período mencionado, outros serviços de pavimentação serão realizados simultaneamente ao longo da avenida, mas sem a necessidade de intervenção do trânsito.

Saiba mais

A previsão é que, após a obra –  feita em 2,7 km de extensão – além do pavimento totalmente reformado, as calçadas próximas às edificações tenham passeios livres de três metros para circulação em quase toda a avenida. Algo bem diferente da realidade atual, em que os pedestres têm de disputar espaço com os veículos.

“Atingimos o percentual de 65% de execução dos serviços. Com as novas calçadas e o reordenamento dos estacionamentos já executados, a população já teve uma percepção imediata dos benefícios da obra. Agora, vamos nos concentrar na pavimentação da via”, detalhou o secretário de Obras do GDF, Luciano Carvalho.

Outro destaque da reforma é a arborização que será implementada com diferentes espécies vegetais, tais como ipês, areca, pata-de-vaca e pau-ferro. A ciclovia existente no canteiro central será preservada e revitalizada. Já as paradas de ônibus serão alinhadas com a calçada e irão contar com a instalação de rampas e pisos podotáteis. A previsão é de que os serviços estejam concluídos no fim deste ano.

*Com informações da Secretaria de Obras e Infraestrutura