Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
04/10/2022 às 17:45, atualizado em 10/10/2022 às 15:59
Com aporte de R$ 12,1 milhões, obra gerou 70 empregos e beneficia cerca de 30 mil motoristas. Total da intervenção será de 5,3 km entre a DF-001/DF-015 (Itapoã/Paranoá) e o acesso a Sobradinho dos Melos
Brasília, 23 de setembro de 2022 – O primeiro trecho da duplicação da rodovia DF-250 foi liberado nesta sexta-feira (23). A entrega contempla 3,3 km do total de 5,3 km da obra, situada entre a Estrada Parque Contorno (DF-001) e a Estrada Parque Tamanduá (DF-015) até o acesso ao Núcleo Rural de Sobradinho dos Melos.
A intervenção viária foi licitada em 2021, com custo de R$ 12.157.549,20, e inclui terraplanagem, pavimentação, ciclofaixa, drenagem e sinalizações horizontal e vertical. Foram gerados 70 empregos e serão beneficiados cerca de 30 mil motoristas.
O diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), Fauzi Nacfur, explica que parte dos tópicos incluídos no projeto ainda estão em andamento. Segundo ele, a prioridade foi a entrega do trecho para agilizar a vida dos cidadãos.
“As obras continuam para chegar ao total de 5,3 km e ainda vamos terminar a iluminação, a colocação dos pontos de ônibus, o gramado dos canteiros centrais, ou seja, temos situações para terminar, mas é uma grande liberação que melhora muito a vida das pessoas”, assinala Nacfur.
Conforme o secretário de Governo, José Humberto, a intervenção faz parte de um projeto. “Estamos trabalhando com obras muito importantes, sendo o viaduto Itapoã/Paranoá, com quatro alças de acesso, e a pavimentação da DF-456, que pega do balão que vai para Sobradinho dos Melos até a porta do Paranoá, praticamente. Ou seja, não é só a duplicação, é um complexo viário”, exemplifica. “As pessoas vão ganhar tempo para chegar em casa, no trabalho, muito mais comodidade”, completa.
Além dos condutores de veículos leves, os moradores que usam o transporte público serão impactados positivamente, segundo o secretário de Transporte e Mobilidade, Walter Casimiro. “Essa obra é fundamental para melhorar a mobilidade de ônibus, que é o mais sacrificado porque precisa parar nas paradas. Então, será uma melhora de 20 a 30 minutos para os passageiros”, alega Casimiro.
Demanda antiga
De acordo com o administrador do Itapoã, Raimundo Paes, a duplicação da DF-250 era uma reivindicação antiga e deve beneficiar tanto a comunidade urbana quanto a rural. “Essa obra entregue para a comunidade é um sonho. Temos uma das maiores áreas rurais daqui de Brasília: Planaltina, Paranoá e Itapoã. São muitos plantadores de milho, soja e feijão. Então, será uma melhoria também para o escoamento das safras, desenvolvendo a nossa agricultura”, afirma Paes.
Antes da entrega do primeiro trecho, os veículos dividiam uma pista de mão dupla, o que gerava muitos acidentes e congestionamentos. “É uma obra importante que vem para salvar vidas e para expandir a região com desenvolvimento. Traz qualidade de vida para toda a sociedade, especialmente para essa região que tem se expandido muito com o Paranoá e o Itapoã Parque”, afirma o administrador interino do Paranoá, Francisco Alves.
Morador do Itapoã há 14 anos, o empresário Adalberto da Silva, 69 anos, presencia diariamente os congestionamentos. “O fluxo de carros é muito grande por aqui e as pistas vão desafogar o trânsito. É totalmente congestionado de manhã e de tarde, bem sufocante”, conta ele, que acredita que o movimento no comércio local será ampliado.
O vendedor externo Lucas Vieira Alves, 33 anos, mora no Valparaíso e precisa ir ao Itapoã semanalmente para encontrar clientes. “O trânsito é bem complicado, caótico mesmo. É um trajeto que a gente gasta de cinco a dez minutos para atravessar tudo e, no horário de pico, gasta até meia hora para chegar no final da via. A duplicação vai ser muito boa para a população”, finaliza ele.