Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
04/10/2022 às 17:23, atualizado em 10/10/2022 às 18:00
Ação contou com material adquirido por moradores e equipamentos cedidos pela Secretaria de Agricultura e a Novacap
Brasília, 20 de setembro de 2022 – Dirigir e caminhar pela Rua 12 do Setor Lago Oeste, em Sobradinho II, agora, está mais confortável. O programa GDF Presente executou, entre os dias 13 e 20 deste mês, o patrolamento da via não pavimentada com material adquirido pelos moradores.
A ação contou com o trabalho de cinco pessoas e o apoio de veículos cedidos pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e pela Secretaria de Agricultura (Seagri). Foram usados três caminhões trucados, um caminhão pipa, uma máquina patrol e um rolo compactador.
A população comprou 260 toneladas de expurgo de brita para o patrolamento da via de 3,5 km, que consiste no nivelamento do chão batido. O material é o único que pode ser usado na via conforme a legislação nacional, tendo em vista que o Setor Lago Oeste é protegido ambientalmente. Foram 24 viagens de caminhão para o transporte da carga.
[Olho texto=”“Mudou da água para o vinho. Somos um polo de turismo, então, sem as ruas arrumadas não dá para o turista andar por aqui. Agora, estamos prontos para receber todo mundo”” assinatura=”Djalma Nunes, vice-presidente da Associação dos Produtores Rurais do Lago Oeste” esquerda_direita_centro=”direita”]
O vice-presidente da Associação dos Produtores Rurais do Lago Oeste (Asproeste), Djalma Nunes, explica que os moradores fizeram o rateio do custo pensando no benefício coletivo, contando com a colaboração do governo. “Levantamos rua a rua quanto de material seria necessário e dividimos entre as pessoas. E o GDF tem nos ajudado muito, porque nunca tivemos tanto maquinário disponível como neste ano”, afirma o representante.
Segundo Ronaldo Alves, coordenador do Polo Norte, responsável por reparos na infraestrutura da Fercal, Planaltina, Sobradinho e Sobradinho II, a ação tem como objetivo principal a conservação da área. “Nossa expectativa é que a rua fique em bom estado por um ano, principalmente para evitar transtornos no período de chuvas”, afirma ele.
Desde dezembro do ano passado, sete das 24 ruas não pavimentadas do Setor Lago Oeste foram alvos de patrolamento. Até o final do ano, mais cinco devem ser contempladas. “As novas ruas serão atendidas conforme a disposição dos equipamentos e material”, explica a diretora de Obras da Administração Regional de Sobradinho II, Lorena Delgado.
Com a conclusão do trabalho, o sentimento dos moradores é o melhor possível. “Mudou da água para o vinho. As ruas estavam muito ruins, em péssima conservação, porque choveu muito no ano passado. Somos um polo de turismo, então, sem as ruas arrumadas não dá para o turista andar por aqui. Agora, estamos prontos para receber todo mundo”, celebra Djalma Nunes.