04/10/2022 às 15:29, atualizado em 07/10/2022 às 15:34

Viadutos do Corredor Eixo Oeste já melhoram o trânsito no final da Asa Sul

De acordo com o Detran, depois da liberação da obra o fluxo na via aumentou em cerca de 8,9%, assim como a média de velocidade, que passou de 32,9 km/h para 33,9 km/h

Por Catarina Lima, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno


Brasília, 26 de agosto de 2022 –
O viaduto na alça de acesso do Setor Policial Sul (ESPM) ao Eixo W – conhecido como “eixinho de cima” – e o que dá acesso ao Eixo Rodoviário Leste (ERL), sentido L4, estão prontos, liberados para o público e já beneficiam os motoristas que trafegam na região. Os dois equipamentos fazem parte do Corredor Eixo Oeste.

Com a liberação da obra, a circulação de veículos na região aumentou o fluxo em 8,9%. De acordo com o Detran-DF, a velocidade média aumentou de 32,9 km/h para 33,9 km/h | Fotos: Renato Araújo / Agência Brasília

De acordo com o Departamento de Trânsito (Detran), diariamente transitam em média 7,5 mil veículos pela região onde foram construídos os dois novos viadutos. O órgão informa que, comparando a circulação de veículos antes e depois da liberação da obra, houve um aumento de 8,9% no fluxo e também na velocidade média registrada na via, passando de 32,9 km/h para 33,9 km/h. O Detran lembra que a velocidade máxima da via é de 60km/h.

[Olho texto=”“É muito importante ampliar a oferta de transporte, mas é preciso que o transporte coletivo tenha prioridade nas vias, para que a gente possa reduzir o tempo das viagens e oferecer mais conforto e maior mobilidade à população”” assinatura=”Valter Casimiro, secretário de Mobilidade” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Esses viadutos têm o objetivo de dar funcionalidade à segunda etapa da obra, que consiste na construção da pista exclusiva para o BRT com destino ao terminal da Asa Sul. O viaduto da ESPM tem oito metros de altura, 33 m de comprimento e 19 m de largura. Já o segundo conta com oito metros de altura, 29 m de comprimento e 15 m de largura. O investimento total na primeira etapa da obra foi de R$ 9 milhões.

Com o compromisso de melhorar a mobilidade e o trânsito do Distrito Federal, o Corredor Eixo Oeste ligará Sol Nascente/Pôr do Sol, Ceilândia, Taguatinga, Vicente Pires, Guará, Sudoeste e a Asa Sul, no Plano Piloto. São R$ 500 milhões em investimentos para viabilizar um corredor exclusivo de ônibus entre essas regiões.

Os trechos compõem o Corredor Eixo Oeste, que tem o compromisso de melhorar a mobilidade e o trânsito do Distrito Federal

O Corredor Eixo Oeste será uma conexão de aproximadamente 30 quilômetros de extensão entre o Sol Nascente e a área central do Plano Piloto, passando pelas avenidas Hélio Prates e Comercial Norte, Centro de Taguatinga e EPTG, se desmembrando em duas: a Epig e a ESPM (Setor Policial Sul).

O secretário de Mobilidade, Valter Casimiro, disse que o Governo do Distrito Federal (GDF) trabalha para criar faixas e corredores exclusivos que possam dar prioridade ao transporte público coletivo. “É muito importante ampliar a oferta de transporte, mas é preciso que o transporte coletivo tenha prioridade nas vias, para que a gente possa reduzir o tempo das viagens e oferecer mais conforto e maior mobilidade à população”, disse.

Viadutos do Corredor Eixo Oeste já melhoram o trânsito no final da Asa Sul