04/10/2022 às 13:01, atualizado em 06/10/2022 às 09:52

Vila Telebrasília preparada para aniversário e período de chuvas

Cidade, que vai comemorar 66 anos em setembro, recebe pintura de meios-fios, varredura, lavagem de praças e poda de árvores

Por Catarina Lima, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Brasília, 13 de agosto de 2022 – A Vila Telebrasília está sendo preparada para o aniversário de 66 anos e para enfrentar a temporada de chuvas, prevista para outubro, sem entupimentos de bueiros e canais de drenagem. Desde o dia 8 deste mês, o GDF Presente e a Novacap estão promovendo uma operação de limpeza na localidade. O trabalho começou com a retirada de 60 toneladas de entulho, lixo verde e inservíveis.

Entre as ações, foram lavados pontos de encontro comunitário (PECs) | Fotos: GDF Presente

[Olho texto=”Fundada em 1957, a Vila Telebrasília abrigou trabalhadores que vieram construir a nova capital federal” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Depois da remoção do lixo foi feita a poda de árvores, roçagem, capina, varrição das ruas e a lavagem das sete praças da cidade. Além desses serviços, também foram feitas a pintura e a fresagem dos meios-fios, com retirada da vegetação que cresce nos vãos das pedras. De acordo com o coordenador do Polo 3 do GDF Presente, Alexandre Cesar, todas as ruas da Vila Telebrasília tiveram as ruas limpas. Pontos de encontro comunitário (PECs) também foram lavados. 

Foi retirada grande quantidade de entulho da região

Além do GDF Presente e da Novacap, participam dos trabalhos dez reeducandos da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape). A operação contou também com apoio do Departamento de Parques e Jardins (DPJ) e do Departamento de Trânsito (Detran). “A Vila Telebrasília vai ficar bem bonita quando terminamos”, avalia o gestor.

O presidente da Associação dos Moradores da Vila Telebrasília, Antônio Alberto dos Santos, elogia a ação e lembra que o trabalho vai valorizar ainda mais o aniversário da cidade, a ser comemorado entre 2 e 10 de setembro. “O GDF Presente é excelente, faz o que as administrações muitas vezes não conseguem”, disse Beto.

A Vila Telebrasília, criada em 1957, completa 66 anos. Foi fundada para abrigar os trabalhadores vieram para a construção da nova capital. Situada às margens da Via L4 Sul, a comunidade tem como cartão de visitas um disputado campo de futebol sintético. Abriga ruas estreitas, diversas esquinas – o que não é comum na capital – e cerca de 6 mil moradores.

Vila Telebrasília preparada para aniversário e período de chuvas