08/10/2022 às 15:48

Onça é devolvida à natureza em Águas Emendadas

Felino é o primeiro animal solto na estação ecológica, em Planaltina, este ano

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

A onça suçuarana devolvida à natureza havia sido capturada, na quarta-feira (5), em uma fazenda de Planaltina e levada ao hospital veterinário do Zoológico de Brasília, onde passou por exames | Imagem: Cetas/Ibama

O Instituto Brasília Ambiental, por meio da Superintendência de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água (Sucon) participou, no fim da tarde desta sexta-feira (7), da soltura de uma onça suçuarana na Estação Ecológica de Águas Emendadas (Esecae), em Planaltina.

A ação ocorreu em parceria com equipes do Jardim Zoológico de Brasília, do Batalhão de Polícia Militar Ambiental e do Centro de Triagem de Animais Silvestres do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Cetas/Ibama).

O animal havia sido capturado, na quarta-feira (5), em uma fazenda de Planaltina próxima à Embrapa Cerrados. O felino foi levado ao hospital veterinário do Zoológico de Brasília, onde passou por exames. E, por estar saudável, a suçuarana foi devolvida à natureza.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Crime

A Esecae é um reduto preservado da biodiversidade do Cerrado e um verdadeiro santuário da fauna e da flora desse bioma. A fiscalização do Brasília Ambiental atua no combate permanente aos invasores às unidades de conservação, que em sua grande maioria são caçadores de animais silvestres.

Quem pratica a caça de animais silvestres no interior de Unidade de Conservação de Proteção Integral responde penalmente, pois se configura um crime ambiental, e administrativamente com as penalidades de multa e apreensão dos equipamentos e apetrechos de caça, já que a ação de caça também constitui uma infração ambiental.

*Com informações do Brasília Ambiental