11/10/2022 às 16:47, atualizado em 11/10/2022 às 17:24

Orquestra Sinfônica faz apresentação para alunos da rede pública

Mais de 200 estudantes acompanham a apresentação dos Concertos Didáticos. Projeto leva conhecimento aos jovens sobre instrumentos, afinação e músicas clássicas

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

O Teatro Plínio Marcos, antiga Funarte, foi palco para a apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro para 250 alunos da rede pública | Foto: Tony Oliveira / Agência Brasília

Uma manhã única para 250 alunos dos 6 aos 18 anos nesta terça-feira (11), com música de qualidade para os mais ‘atentos’ ouvidos. Dentro do projeto Concertos Didáticos, a meninada acompanhou uma apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro. E pôde conhecer um pouco mais sobre instrumentos, a afinação e apreciar a música clássica com um tom de ‘brasilidade’. O concerto foi no Teatro Plínio Marcos, antiga Funarte.

Os espectadores eram alunos das escolas Classe Santa Helena (Sobradinho), Parque 113/114 Sul, do Centro de Ensino Fundamental 316 (Santa Maria) e do Centro de Ensino Médio Escola Industrial de Taguatinga – o Cemeit. Um público animado que vibrou com clássicos como Asa Branca, de Luiz Gonzaga, e a trilha sonora do premiado filme Star Wars. Eles se somam agora aos mais de 5 mil estudantes da rede pública que já acompanharam uma apresentação da orquestra desde 2019, em uma parceria das secretarias de Cultura e Educação.

Para Tiago Nascimento, que pela primeira vez assistiu a uma apresentação do gênero, “os instrumentos pareciam de ouro”

“Nosso objetivo é estimular a criança a desenvolver outras habilidades fora da sala de aula. E são momentos emocionantes para a maioria deles”, aponta a coordenadora de ações culturais da Educação Integral, Ilane Nogueira. “Pararam os concertos devido à pandemia, mas voltamos com força total. E já conseguimos alcançar escolas de todas as regiões administrativas”, completa ela, logo depois de ajudar professores a acomodarem a plateia.

Em sintonia com o público

Giovana Castelo Branco, praticante de flauta doce, disse que admirou muito a harmonia dos músicos da orquestra e que as músicas do concerto são lindas

Meninos como o pequeno Tiago Nascimento, 8 anos, morador da região da Rota do Cavalo e aluno do Santa Helena. Olhos atentos e a empolgação ao reconhecer a canção do Sítio do Picapau Amarelo eram notórios. “Foi minha primeira vez e achei muito legal. Os instrumentos pareciam de ouro”, arriscou ele, que curte canções de ninar. Ou Giovana Castelo Branco, 13, moradora de Santa Maria e praticante de flauta doce. “Amei a apresentação, nota dez. E admiro muito a harmonia deles, as músicas são lindas”, disse.

Geisilainy Abreu, que já havia visto uma apresentação semelhante, sentenciou: “Tive a oportunidade de conhecer a orquestra quando era do tamanho desses meninos de 5 ou 6 anos. E hoje tive esse sentimento de nostalgia”

Os mais velhos também se encantaram. A jovem Geisilainy Abreu, aluna do 3º ano do ensino médio do Cemeit, contou ter revivido uma emoção que já havia sentido. “Tive a oportunidade de conhecer a orquestra quando era do tamanho desses meninos de 5 ou 6 anos. E hoje tive esse sentimento de nostalgia”, confessou. “Ainda quero aprender o violino e acho muito bacana ter um conjunto como esse em nosso ‘quadradinho’”, emendou, referindo-se ao Distrito Federal.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Para o maestro Claudio Cohen, titular da sinfônica, é impactante poder ensinar um pouco de música ao público infantojuvenil e, ao mesmo tempo, perceber a reação dele. “Eles ficam impactados com a força sonora da orquestra, se divertem. Nossa flautista até recebeu um desenho de uma aluna como homenagem”, ri. “Para nós, é um trabalho missionário poder tocar para tantos estudantes aqui da capital”, finaliza.

Apresentação no Dia das Crianças

Neste feriado do Dia das Crianças, quarta-feira (12), vem mais apresentação por aí. Em homenagem à data, o concerto começa às 10h30, o acesso é gratuito e por ordem de chegada, no mesmo local.

Orquestra Sinfônica faz apresentação para alunos da rede pública