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14/10/2022 às 18:07, atualizado em 14/10/2022 às 19:30
Desde 2019, classe foi beneficiada com investimento em qualificação, benefícios salariais e a realização de um novo concurso público para professores da educação básica
Os 35.500 docentes que atuam na rede pública de ensino do Distrito Federal têm muito o que comemorar neste sábado. Investimento em qualificação, benefícios salariais e a realização de um novo concurso público para professores da educação básica marcaram os últimos quatro anos da classe.
“O professor é a categoria mais importante de todas, porque ninguém chega a nenhum lugar sem passar por ele”, comenta a secretária da Educação, Hélvia Miridan Paranaguá Fraga. “Por isso, é importante a comemoração dessa data e a valorização desse profissional. Além disso, é sempre importante pensar na qualificação e na melhoria dos salários desses profissionais.”
[Olho texto=”“Também estamos trabalhando em um novo plano de cargos e salários, sempre com o olhar na melhoria da qualidade de vida do professor”” assinatura=”Hélvia Paranaguá, secretária de Educação” esquerda_direita_centro=”direita”]
A terceira e última parcela do reajuste salarial dos funcionários públicos do DF, benefício que englobou os professores, foi paga em maio de 2022. Além disso, depois de um hiato de seis anos, a Secretaria da Educação promoveu um novo concurso público para a contratação de professores da educação básica. A prova foi realizada no último dia 9.
“Também estamos trabalhando em um novo plano de cargos e salários, sempre com o olhar na melhoria da qualidade de vida do professor”, adianta a secretária. “E ainda participamos ativamente na formação desse profissional – houve um avanço na qualificação dos professores com a Eape (Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais de Educação)”.
Reforço na aprendizagem
Comemorar o Dia dos Professores também é valorizar profissionais cuja dedicação extrapola as salas de aula em forma de projetos extraclasse. É o caso do Resgatando Saberes, uma iniciativa da Coordenação Regional de Ensino (CRE) de Samambaia, lançada no segundo semestre de 2022.
A ação é voltada para estudantes do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental que apresentam dificuldades de letramento depois de terem sido alfabetizados em meio à pandemia da covid-19. O trabalho começa com a identificação dos alunos que precisam de reforço na aprendizagem e a avaliação diagnóstica de cada um deles.
“Depois que verificamos o nível de alfabetização do estudante, apresentamos várias atividades para que ele percorra o caminho escolar com mais facilidade”, conta a professora Aline Cristina, integrante da equipe da CRE de Samambaia que vai às escolas para atender e acompanhar as crianças.
Em encontros semanais com os alunos, os professores desenvolvem habilidades de produção textual, leitura e escrita, além de investir no aprimoramento da pontuação e na ampliação do vocabulário. Dados da Unidade Regional de Educação Básica de Samambaia apontam que nove dos 10 centros de ensino fundamental da região já aderiram ao programa.
[Olho texto=”“A ação tem ajudado muito no desenvolvimento dos estudantes, inclusive melhorando a autoestima deles”” assinatura=”Karla Conceição, vice-diretora do Centro de Ensino Fundamental 519 de Samambaia” esquerda_direita_centro=”direita”]
“Eu não gostava de ler muito, mas já percebo que melhorei nisso. E na escrita também – meus textos nem sempre tinham as letras maiúsculas no lugar certo e eu colava as palavras umas nas outras”, observa o estudante Kelvin Ícaro Soares, 14 anos, aluno do 7º ano no Centro de Ensino Fundamental (CEF) 519 de Samambaia.
De acordo com a vice-diretora da escola onde Kelvin estuda, Karla Conceição, os bons resultados do projeto podem ser vistos em um curto espaço de tempo. “Já temos o feedback dos professores percebendo uma evolução no dia a dia escolar”, aponta. “A ação tem ajudado muito no desenvolvimento dos estudantes, inclusive melhorando a autoestima deles.”
*Com informações da Secretaria de Educação