21/10/2022 às 17:18

Setor Porto Rico, em Santa Maria, terá mutirão de energia no sábado (22)

Executada por meio de programa alinhado com o Energia Legal, do GDF, ação ajuda a regularizar a situação da comunidade

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Moradores do Setor Habitacional Porto Rico, em Santa Maria, serão atendidos, neste sábado (22), por um mutirão do Energia Cidadã, programa da Neoenergia alinhado ao Energia Legal, da Secretaria de Governo (Segov). A ação, que se dará das 9h às 12h, vai beneficiar mais de 240 famílias, regularizando a distribuição de energia elétrica no local. A Segov acompanha todo o processo de regularização – situação que a Neoenergia só autoriza mediante o aval da secretaria. 

Por meio da parceria entre o GDF e a concessionária, os programas, desde setembro, têm marcado presença com a expansão das redes na região. O mutirão dará continuidade a esse trabalho, oferecendo à comunidade acesso a serviços técnicos e comerciais, como parcelamento de débitos, solicitação de reparos de danos elétricos, cadastramento na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), troca de titularidade e ligação nova, entre outros.

[Olho texto=”Para trocar lâmpadas convencionais pelo equipamento de LED, moradores devem cumprir as exigências da Agência Nacional de Energia Elétrica” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Durante a ação, em uma tenda instalada no local, a população terá acesso a informações sobre programas de eficiência energética voltados a comunidades de baixa renda. Fazem parte dessa iniciativa a troca de lâmpadas convencionais por equipamentos de LED e orientações sobre como utilizar racionalmente os recursos disponíveis e economizar energia. 

Para receber o kit de lâmpadas novas, os moradores devem residir na comunidade ou estar cadastrados na TSEE – que concede até 65% de desconto na conta de energia. Para ter direito ao benefício, os clientes precisam cumprir os requisitos estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel): não possuir débitos com a concessionária, levar a conta de energia junto à documentação de identificação do titular e até cinco lâmpadas incandescentes ou fluorescentes usadas (potência igual ou superior a 15W). 

Ainda durante o mutirão, haverá atrações culturais. Um dos destaques é a artista cadeirante Vilani Cambraia, que fará uma apresentação especial de dança. Ela também atua em palestras motivacionais. Para o público infantil, haverá uma área com cama elástica e distribuição de algodão-doce e pipoca. 

Mutirão em Porto Rico
? Sábado (22), das 9h às 12h, na Escola Classe 1 –  Quadra 17, Lote 14 C, 3ª Etapa, Setor Habitacional Porto Rico, Santa Maria.

*Com informações da Neoenergia