28/10/2022 às 09:13, atualizado em 28/10/2022 às 11:59

Banda de rock une servidores que atuam na área de saúde

Desde 2017 na ativa, a SuSbAnD tem a missão de valorizar o trabalho dos profissionais do órgão e faz um pocket show nesta sexta (28), às 12h

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

Eles são da saúde e têm o rock na veia. Natural, então, que uma banda surgisse em um dos órgãos mais vitais do Distrito Federal. Desde 2017 na ativa, a SuSbAnD é sucesso total, um verdadeiro sopro de energia, alegria, conforto e bem-estar dentro e fora da Secretaria de Saúde do DF (SES). Tanto que os músicos se tornaram o xodó da pasta e de outras repartições do DF também.

Nesta sexta (28), Dia do Servidor Público, a banda vai fazer um pocket show que será transmitido, às 12h, pela rádio Nova Brasil.

Seis integrantes da banda são servidores da Secretaria de Saúde | Fotos: Divulgação/SES

“Interessante a vibe dos servidores da Secretaria de Saúde quanto a dar valor para a SuSbAnD”, destaca o guitarrista Magela Gama, cofundador da banda junto ao amigo Cássio, hoje morando no Canadá, mas integrante afetivo da formação musical.

“É muito legal a sensação de sair nos corredores e ver o reconhecimento dos servidores. O que a gente vê em nossas apresentações é cada vez mais alegria, pessoas compartilhando e pedindo músicas”, endossa a vocalista e musa da banda, Luanna Mendonça, que é farmacêutica.

Seis integrantes de vários setores da pasta fazem parte do grupo. Além de Magela e Luanna, integra a SuSbAnD o também guitarrista Daniel Cavalcante, que divide o baixo com Rafael Matos, o baterista Davi Queiroz e o vocalista e enfermeiro Adriano Oliveira. A motivação para a criação da banda foi uma data especial.

“A gente teve a ideia de fazer essa homenagem ao Dia das Mulheres, então a vocação da banda é o de homenageá-las, tanto que sempre teve uma delas na formação”, diz Magela. “A Secretaria de Saúde é um órgão predominantemente feminino, são milhares de mulheres trabalhadoras do SUS, e é um privilégio fazer parte dessa banda. É uma homenagem que fazemos às mulheres da secretaria, mas também a todos os servidores”, reforça Luanna.

Irreverência e camaradagem

A sinergia entre todos os integrantes da SuSbAnD é amalgamada por um clima de irreverência e camaradagem. Um detalhe que contagia o público para o qual eles tocam e que pôde ser notado pela reportagem da Agência Brasília, durante ensaio do grupo, na tarde de terça-feira (25), em um estúdio no Sudoeste.

Banda quer investir em trabalhos autorais | Foto: Divulgação/SES

Cercado no espaço por fotos de ídolos do rock, MPB, black music e pop, eles tocaram um repertório que tem como base, claro, o gênero que consagrou Elvis Presley, Beatles, Deep Purple e Pink Floyd, mas também sucessos nacionais dos anos 80 e 90, MPB e surpresas contemporâneas que vão da beldade Iza à descolada Anitta. Um tempero musical reforçado pela chegada de Luanna Mendonça.

“A banda realmente tem uma identidade que é rock ‘n’ roll, mas eu gosto de muita coisa de música, tanto que eles me conheceram fazendo backing vocals de um grupo de pagode”, conta a vocalista. “Sempre fomos abertos em tentar diversificar; no começo era essa coisa retrô dos anos 80 e 90, Capital Inicial, Paralamas do Sucesso, Legião Urbana, mas depois passamos a ter um repertório bem diverso, com muito pop music”, diz Adriano Oliveira.

Logo, dos ensaios do auditório da SES o grupo passou a tocar em eventos do órgão, como a I Mostra de Experiências Exitosas do SUS, Semana do Servidor Público, Dia Internacional da Mulher, VIII Simpósio de Práticas Integrativas em Saúde, encontros sindicais, clubes.

A SuSbAnD está fechando a agenda para apresentações até o final do ano e tem pretensão de alçar voo para além dos muros da SES, inclusive com trabalhos autorais. Mas sem jamais se esquecer do compromisso de reconhecer e incentivar o trabalho de quem tanto doa tempo e esforço para cuidar do próximo.

“Esse é o nosso objetivo: valorizar, estimular, mobilizar esse grande grupo de pessoas que trabalham numa missão de uma política pública tão importante que é o da Secretaria de Saúde”, afirma Luanna.