29/10/2022 às 19:03, atualizado em 30/10/2022 às 10:30

Parque Burle Marx ganha em breve sua segunda ilha de lazer

Segundo a Terracap, está prevista a construção de uma terceira ilha, com espaço para eventos; já foram investidos nesses espaços públicos R$ 8,3 milhões

Por Catarina Lima, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

As obras da ilha de lazer do lado leste do Parque Ecológico Burle Marx, no Noroeste, estão em fase de finalização, faltando apenas a ligação elétrica definitiva na rede pública. A informação é do diretor técnico da Terracap, Hamilton Lourenço Filho. 

Quadras de areia fazem parte da ilha oeste, já entregue, enquanto mais dois espaços de lazer estão a caminho | Foto: Rodrigo Walcacer/Brasília Ambiental

[Numeralha titulo_grande=”280,60 hectares” texto=”Total da área verde do Parque Burle Marx” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A ilha oeste, que já foi entregue, conta com quadra poliesportiva, quadras de areia para a prática de vôlei, futevôlei e beach tennis, além de duas quadras de tênis, campo de futebol gramado e parquinho. O valor gasto na construção dos dois espaços públicos foi de R$ 8,3 milhões. 

As duas ilhas ocupam uma área de 1/3 do parque, enquanto os 2/3 restantes são classificados como área de conservação, composta por mata nativa do cerrado que, conforme a legislação, deve ser preservada. 

Espaço preservado

[Olho texto=”“É importante despertar na comunidade o sentimento de pertencimento em relação ao parque, para que as pessoas ajudem na preservação”” assinatura=”Rejane Pieratti, supervisora de Gestão de Unidades de Conservação do Brasília Ambiental” esquerda_direita_centro=”direita”]

Com 280,60 hectares de área verde que concentra uma das maiores manchas de cerrado de Brasília, o Burle Marx é considerado corredor ecológico relacionado ao Parque Nacional de Brasília.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Hamilton Lourenço antecipa que uma terceira ilha também está prevista, aguardando a aprovação do Instituto Brasília Ambiental para que as licitações sejam abertas. “A ideia é fazer um espaço mais voltado para eventos, com praças e áreas cobertas, banheiros e quiosques fixos”, detalha.

“É importante despertar na comunidade o sentimento de pertencimento em relação ao parque, para que as pessoas ajudem na preservação”, ressalta a supervisora de Gestão de Unidades de Conservação do Brasília Ambiental, Rejane Pieratti. “É um espaço imprescindível para a qualidade de vida na cidade. O governo do DF entende essa importância.”

Parque Burle Marx ganha em breve sua segunda ilha de lazer