23/11/2022 às 14:11, atualizado em 23/11/2022 às 17:58

Folhetos sobre violência de gênero serão distribuídos na Rodoviária

A iniciativa faz parte da campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres e tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do tema

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

O Dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres, comemorado em 25 de novembro, marca também a abertura do peri?odo dedicado a outra campanha – 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Viole?ncia Contra as Mulheres. Este ano, a Secretaria da Mulher (SMDF) preparou um material informativo para apresentar, de maneira didática, os canais de denúncia e os serviços de atendimento do Governo do Distrito Federal (GDF), voltados para o acolhimento e proteção das mulheres em situação de violência doméstica.

O material informa de maneira didática os canais de denúncia e serviços do GDF de acolhimento e proteção a mulheres em situação de violência | Foto: Reprodução

Os panfletos serão entregues em uma ação, na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto, nesta sexta-feira (25), das 8h às 12h. O objetivo é informar a população sobre os diversos serviços que o GDF oferece para acolher as vítimas. Outra proposta é conscientizar a sociedade sobre a importância de denunciar os casos de violência contra a mulher, além de saber como fazê-lo, seja pela delegacia online, pelo Código Sinal Vermelho ou por meio do aplicativo Proteja-se.

A unidade móvel da Secretaria da Mulher estará no local e uma equipe, disponível para orientar e apresentar os equipamentos da pasta voltados aos atendimento das mulheres em situação de violência, como a Casa da Mulher Brasileira (CMB), a Casa Abrigo, os centros especializados de atendimento à mulher (Ceams) e os núcleos de atendimento à família e aos autores de violência doméstica (Nafavds).

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Pelo fim da violência de gênero

Campanha anual e internacional, 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Viole?ncia Contra as Mulheres surgiu em 1991, quando as ativistas do Instituto de Lideranc?a Global das Mulheres se organizaram para chamar a atenc?a?o e mobilizar as comunidades e as organizac?o?es de todo o mundo sobre a importa?ncia do engajamento na prevenc?a?o e na eliminac?a?o da viole?ncia contra as mulheres e meninas do planeta.

A luta ganhou forc?a ao longo dos anos e persiste até hoje. O GDF e a Secretaria da Mulher abrac?am essa campanha rumo a? igualdade de ge?nero, pelo empoderamento feminino e pelo fim da viole?ncia de gênero. A ação é realizada mundialmente ate? 10 de dezembro, quando será comemorado o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Para saber mais sobre os serviços de proteção às vítimas e combate à violência doméstica e familiar oferecidos pelo GDF, acesse o site da Secretaria da Mulher. 

*Com informações da Secretaria da Mulher