24/11/2022 às 13:29, atualizado em 25/11/2022 às 09:17

Música, dança e poesia em Samambaia nesta sexta (25)

Desta vez, o evento itinerante Sarau Complexo será realizado na Quadra 404 Sul da cidade, com a participação de 13 artistas

Por Catarina Lima, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

O fim de semana será aberto com música, dança e poesia em Samambaia. Nesta sexta (25), a Quadra 404 Sul da cidade recebe o Sarau Complexo, evento que, destinado à cultura popular, conta com a participação de 13 artistas, entre poetas, músicos e bailarinos. Gratuito, o encontro tem classificação etária livre e começa às 19h, com previsão de encerramento à meia-noite.

Tradicional na cidade, o Sarau Complexo reúne artistas locais em interação com a plateia | Foto: Divulgação/Sheley Gabi

Criado em 2009, esse projeto, ao qual foram destinados R$ 120 mil do o Fundo de Apoio à Cultura (FAC), consiste em apresentações mensais itinerantes, marcando presença em diferentes quadras residenciais.  Além dos artistas contratados, a iniciativa gera um total de 40 empregos.

“Quando começamos, o Sarau contava com uma estrutura bem modesta”, conta o organizador do evento, Demontiez Marquez. “Crescemos ao longo do tempo. Dois artistas que passaram pelo evento, Diego Azevedo e Denise Bastos, também se apresentaram no The Voice.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Mas não foram apenas os artistas que romperam as fronteiras de Samambaia. “Fomos convidados para levar o sarau para a Feira do Livro de Brasília”, explicou o produtor. A expectativa é que o evento reúna cerca de 600 pessoas.

O maior público que o Sarau Complexo reúne é no mês de junho, devido às festas juninas. “Nessa época, o público chega a mais de mil pessoas em cada apresentação mensal”, conta Demontiez.

Morador de Samambaia, o músico Izzo Marques, que acompanha o Sarau Complexo desde a primeira edição, afirma que o evento vem se tornando uma marca para a comunidade da região administrativa. “Vejo o tanto que os organizadores lutam para dar oportunidades para os artistas locais e levar cultura para a população”, avalia.