05/12/2022 às 13:58

Abertas as inscrições para a VIII Exposição Coletiva de Fotografia

O prazo para confirmação de participação na mostra vai até 30 de abril, quando será feita a seleção dos trabalhos

Por Catarina Lima, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

Fotógrafos de todo o Brasil e do exterior têm até o dia 30 de abril de 2023 para se inscrever na 8ª edição da Exposição Coletiva de Fotografia, que acontecerá em agosto de 2023, no Museu da República. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na página do Festival Mês da Fotografia. O tema escolhido para os trabalhos será “Reencontros e suas possibilidades”. A Exposição Coletiva terá parceria do Fundo de Apoio à Cultura (FAC).

O Prêmio Aquisição Museu Nacional da República vai oferecer R$ 10 mil; a seleção do premiado será realizada pela curadoria do evento em conjunto com a da equipe do Museu Nacional da República e a obra escolhida vai integrar o acervo do Museu Nacional | Foto: Gilberto Evangelista

Além de servir de tema para a escolha dos participantes, “Reencontros e Suas Possibilidades” é um chamamento para que, por meio da fotografia, se abra um diálogo, que proponha uma reflexão e uma análise sobre temas contemporâneos, em que as relações sociais, afetivas e existenciais possam ajudar na construção de novos caminhos. Os interessados poderão se inscrever nas categorias Ensaios, Individual, Jovens Fotógrafos para participantes com idade entre 16 e 25 anos, e Fotografia Inclusiva, voltada para pessoas com deficiência.

[Olho texto=”“Estamos lançando o edital de convocação com bastante antecedência, dando oportunidade para que os profissionais se organizem e participem do festival, que será marcado por um grande reencontro, após dois anos de distanciamento”” assinatura=”Eraldo Peres, diretor executivo do festival” esquerda_direita_centro=”direita”]

A produtora do projeto, Carol Peres, disse que a Exposição Coletiva terá importância fundamental para jovens profissionais. “O Festival está em sua 10ª edição. A iniciativa abre espaço para novos fotógrafos”, avaliou Carol.

O festival lança o Prêmio Aquisição Museu Nacional da República, com a premiação no valor de R$ 10 mil. A seleção do premiado será realizada pela curadoria do evento em conjunto com a da equipe do Museu Nacional da República, passando a obra escolhida a integrar o acervo do Museu Nacional.

Para o fotógrafo Eraldo Peres, idealizador e diretor executivo do festival, essa edição marca a consolidação de um projeto criado há treze anos e que vem se efetivando a cada edição.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Pela primeira vez as inscrições para a VIII Exposição Coletiva estão abertas para fotógrafos do Brasil e do exterior e não só para fotógrafos do centro-oeste. Outro fato importante é que estamos lançando o edital de convocação com bastante antecedência, dando oportunidade para que os profissionais se organizem e participem do festival, que será marcado por um grande reencontro, após dois anos de distanciamento”, afirma Eraldo.