10/12/2022 às 21:37

Mais de 600 doses de imunizantes são aplicadas neste sábado

Projeto Vacina em Casa levou 99 doses em áreas rurais e urbanas no Lago Norte

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

“Casa 40, é a Secretaria de Saúde”, assim anunciou o profissional Pedro Tavares ao bater no portão da residência com uma maleta nas mãos cheia de imunizantes. Tavares é um dos técnicos do projeto Vacina em Casa, que aplicou 99 doses neste sábado (10) em áreas rurais e urbanas no Lago Norte. Além da imunização móvel, havia outros três pontos fixos para atrair quem quisesse completar o ciclo vacinal. Esses locais aplicaram 233 doses, totalizando 332 só na região administrativa. Até as 18 horas, a secretaria contabilizou 635 doses aplicadas no Distrito Federal.

A enfermeira Flávia Lemes, responsável técnica pela vacinação na ação do Lago Norte, considera que o trabalho conjunto com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) permite alcançar melhor a quantidade de recursos humanos e assim melhorar a organização do fluxo | Fotos: Sandro Araújo / Agência Saúde DF

O jovem Rangel Sudahia Filho, de 25 anos, mora em terreno irregular no Lago Norte e conta que, por receio de os cachorros se soltarem e fugirem, está sem sair de casa há mais de cinco meses. “Toda a minha família já tomou a vacina e eu queria tomar também”, afirma o rapaz. Ele tomou o reforço contra covid-19, influenza e tríplice viral.

Rangel Sudahia Filho, morador de um terreno irregular, aproveitou a campanha para tomar as vacinas contra covid-19, influenza e tríplice viral

O projeto Vacina em Casa também atende pessoas acamadas. A equipe de técnicos foi ao núcleo rural Córrego do Palha para vacinar a idosa Maria de Lurdes Morais, de 70 anos, que está inconsciente e se alimenta por sondas. No entanto, uma familiar foi diagnosticada com covid e a orientação é aguardar passar os sintomas para aplicar o imunizante.

“Deve aguardar 30 dias após o diagnóstico de covid”, explica a responsável técnica pela vacinação na ação do Lago Norte, a enfermeira Flávia Lemes. “É feita uma varredura antes para saber quem está com a vacina em falta e fazemos esse trabalho de formiguinha levando as doses”, detalha a profissional.

O projeto Vacina em Casa é uma parceria do Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Saúde, com a. Para a responsável técnica, o trabalho conjunto permite aumentar o número de pessoas em campo. “A parceria alcança melhor a quantidade de recursos humanos e assim melhora a organização do fluxo”.

Supervisora da vacina pela Opas, Talita Freitas destaca que esse apoio é voltado para áreas de maior vulnerabilidade em que os acessos à saúde são mais limitados. “Fazemos especialmente aos sábados e domingos para pegar aquelas pessoas que durante os dias úteis não estão em casa”.

A ação contou com imunizantes da influenza, covid, pentavalente, poliomielite, pneumocócica e tríplice viral.

Gustavo Oscar Vancherand, naturalizado brasileiro, vai para as festas de fim de ano com os familiares na Argentina. Como vai passar por aeroportos, garantiu proteção máxima contra as doenças

Pontos fixos

Além do carro da vacina, a Secretaria de Saúde disponibilizou a imunização em 17 pontos fixos em todas as regiões de saúde. No Cruzeiro, a UBS 2 aplicou 19 doses, em 15 usuários. O empresário Gustavo Oscar Vancherand, 53 anos, aproveitou o sábado para se imunizar. “Durante a semana fica impossível conseguir um horário, trabalho das 8 às 22 horas e mesmo fora do expediente tem cliente procurando atendimento”, alega.

Vancherand é argentino naturalizado brasileiro e mora em Brasília há 20 anos. Ele vai passar as festas de fim de ano no país de origem com a família materna. “Tenho visto os casos voltarem e aeroporto sempre é complicado pela concentração de pessoas, então busquei me vacinar para viajar em paz”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O empresário não pegou fila e, em cinco minutos, recebeu a segunda dose de reforço contra covid-19 e uma de influenza. Os pontos de vacinação são atualizados diariamente no site da Secretaria de Saúde, que disponibiliza os imunizantes em mais de 90 unidades básicas de saúde (UBS) com salas de vacina abastecidas com imunizantes contra a covid-19.

O DF também conta com 13 unidades básicas de saúde que funcionam até as 22h, são elas: UBS 1 Asa Sul, UBS 1 Paranoá, UBS 1 São Sebastião, UBS 1 Águas Claras, UBS 1 Vicente Pires, UBS 1 Sobradinho, UBS 5 Taguatinga, UBS 3 Ceilândia, UBS 7 Ceilândia, UBS 1 Brazlândia, UBS 3 Gama, UBS 1 Santa Maria e UBS 4 Planaltina. É possível consultar o endereço neste link: https://info.saude.df.gov.br/buscasaudedfubs/

*Com informações da Secretaria de Saúde do DF