11/12/2022 às 10:45, atualizado em 11/12/2022 às 11:15

300 toneladas de pedras marroadas para recuperar via na Comunidade Bananal

A ação do GDF Presente na região da Fercal tem como objetivo minimizar os estragos causados pelas chuvas e permitir o tráfego de veículos na rua principal

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

Até terça-feira (13), a Comunidade Bananal, localizada na Fercal, recebe uma força-tarefa do GDF Presente para minimizar os estragos causados pelas fortes chuvas no Distrito Federal. Devido às enxurradas, valas acabaram sendo criadas na rua principal da região. As trincheiras estão sendo preenchidas com 300 toneladas de pedras marroadas (produzida por britagem) para evitar acidentes e garantir o tráfego de veículos na rua principal.

Com material doado pelo SLU, as equipes do GDF Presente fazem a correção das vias na comunidade para melhorar as condições de tráfego na região | Foto: Divulgação / GDF Presente

O material doado por uma empresa é usado para fechar o buraco que, depois da compactação, receberá uma cobertura com RCC (resíduo da construção civil), do Serviço de Limpeza Urbana (SLU).

[Olho texto=”“Na nossa gestão, conseguimos transformar o local em ARIS (área de relevante interesse social) para que o estado possa atuar. Estamos trabalhando pesado para atender da melhor maneira possível e garantir boas condições aos moradores”” assinatura=”Fernando Gustavo da Silva, administrador regional da Fercal” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Estamos trabalhando na rua principal, onde circulam ônibus de linha e escolares, caminhões de coleta de lixo, veículos de moradores, além de pedestres e ciclistas. Tudo estava prejudicado em função dos estragos provocados pelas fortes chuvas”, afirma o coordenador do Polo Norte, Ronaldo Alves. “Estamos fazendo de tudo para tornar a rua trafegável. É muito trabalho, mas nosso esforço é para ajudar àquelas pessoas”, acrescenta.

De acordo com o administrador da Fercal, Fernando Gustavo Lima da Silva, a região atingida pelas chuvas é considerada sensível e, até pouco tempo, ainda era considerada uma área particular, fruto de parcelamento irregular do solo. “Na nossa gestão, conseguimos transformar o local em ARIS (área de relevante interesse social) para que o estado possa atuar. Estamos trabalhando pesado para atender da melhor maneira possível e garantir boas condições aos moradores”, classifica.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Segundo a administração, nos últimos dias a comunidade também recebeu a instalação do sistema de captação de águas pluviais na Quadra 5.

No total, 15 pessoas estão envolvidas no trabalho entre funcionários da Administração Regional da Fercal e do Polo Norte, do GDF Presente. Um maquinário reforçado tem sido utilizado na ação: patrol, pá carregadeira, retroescavadeira, três caminhões trucados e caminhão pipa.

300 toneladas de pedras marroadas para recuperar via na Comunidade Bananal