02/01/2023 às 12:51, atualizado em 02/01/2023 às 13:35

Arte ao ar livre na Avenida Norte de Samambaia

Em cartaz até 15 de março, Feira Livre do Artesanato conta com 67 estandes montados no canteiro central da via, entre as quadras 208 e 408

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

O Natal passou, mas a empresária Maria de Fátima Moraes, 36 anos, só encontrou o presente perfeito para sua casa às vésperas do fim do ano. Foi em uma visita a Samambaia que a moradora de Taguatinga descobriu a Feira Livre do Artesanato (Exporsam). E foi no estande da artesã Maria Ilda Santos que ela encontrou as almofadas ideais para o sofá da sala.

Exporsam reúne artigos diversificados produzidos por profissionais do artesanato local | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

“Eu cresci frequentando feiras, acho a iniciativa muito importante para valorizar o trabalho de artesãos e comerciantes locais”, comenta Fátima. “Os produtos encontrados aqui são diferenciados, a gente não encontra em lojas convencionais. Encomendei seis almofadas e pretendo voltar na próxima semana para trazer minha irmã”.

[Olho texto=”Com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), feira pôde ter sua temporada prolongada” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

A Feira Livre do Artesanato está montada no canteiro central da 1ª Avenida Norte de Samambaia, entre as quadras 208 e 408. Até 15 de março, os visitantes têm a oportunidade de conhecer o trabalho de 140 expositores que se revezam nos 67 estandes do local. A Exporsam fica aberta de segunda a sábado, das 8h às 18h.

O organizador do projeto, Demontiez Marques, conta que o objetivo da feira é servir de ponte entre o artesão e a comunidade. Ressalta ainda que a Exporsam, pela primeira vez, tem apoio da Secretaria de Economia Criativa (Secec) e recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC).

A artesã Maria Ilda Santos comemora: Eu trabalho em casa mesmo; então, é valioso para mim poder expor meus produtos em uma feira, sem custos”

“Esse projeto foi idealizado em 2010 justamente pelo fato de Samambaia não ter uma feira voltada para o artesanato”, explica Demontiez. “O evento era feito mensalmente. Nesta edição, com o financiamento do FAC, conseguimos prolongar o funcionamento da Exporsam por três meses”.

Artesã desde os 9 anos de idade, Maria Ilda Santos comemora a oportunidade de mostrar seu trabalho para o público. “Eu trabalho em casa mesmo; então, é valioso para mim poder expor meus produtos em uma feira, sem custos”, comemora. “Já recebi várias encomendas de almofadas, além de ter vendido toalhinhas e bonecas. O movimento tem surpreendido”.

Feira Livre do Artesanato (Exporsam)

? Local: canteiro central da 1ª Avenida Norte de Samambaia, entre as quadras 208 e 408.
?  Funcionamento: até 15 de março,
das 8h às 18h.

Arte ao ar livre na Avenida Norte de Samambaia