Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
04/01/2023 às 14:11, atualizado em 04/01/2023 às 14:59
Cobertura vai assegurar o bom desempenho do sistema de exaustão
As primeiras placas cimentícias que vão forrar a laje do Túnel de Taguatinga começaram a ser instaladas. As peças feitas de cimento, fio sintético e celulose serão usadas para revestir o teto nas áreas próximas aos ventiladores. A cobertura vai assegurar o bom desempenho do sistema de exaustão.
O teto do Túnel de Taguatinga é nervurado, com vigas expostas formando grandes espaços livres entre elas. “Esses vãos podem causar turbulência no jato de ar liberado pelo sistema de exaustão”, explica o engenheiro civil André Borges. “Por isso, vamos forrar cinco vãos para frente e cinco para trás de cada conjunto de ventiladores”.
[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]
As armações de aço galvanizado que sustentarão as placas já estão concluídas em metade do túnel sul, por onde os veículos vão trafegar no sentido Avenida Elmo Serejo – Estrada Parque Taguatinga (EPTG). As placas cimentícias serão parafusadas a essas estruturas, conhecidas como steel frame.
A qualidade do ar no interior do Túnel de Taguatinga será garantida por 52 ventiladores. O lado sul terá 22 aparelhos. Já o lado norte exigirá uma exaustão mais potente – serão 30 equipamentos no percurso que irá da EPTG até a Elmo Serejo. Isso porque os veículos trafegarão contra a corrente de ar natural que entra pela extremidade da passagem.