Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
29/01/2023 às 13:03, atualizado em 29/01/2023 às 19:45
Espaço reaberto ao público voltará a ser uma programação regular, sempre no último fim de semana de cada mês
As tradicionais ruas de lazer do Guará estão de volta depois de suspensas em setembro, devido ao período eleitoral. Desde o início da manhã deste domingo (29), o trânsito foi fechado para carros na Avenida Central da cidade, entre a 4ª Delegacia de Polícia e o Edifício Consei, na QE 31 do Guará II. No lugar de carros e gente apressada, circulavam pelo local adultos de forma descontraída, crianças e pets, que aproveitavam a manhã de sol para se divertir. Por volta das 9h já havia fila para brincar no pula-pula e fazer pintura de rosto.
Como um parque urbano temporário, a Rua de Lazer é uma ação para incentivar as pessoas a descer de seus apartamentos, sair de suas casas, passear, encontrar vizinhos, praticar esportes e assistir a apresentações culturais.
A pequena Alice, de três anos, foi para a Rua de Lazer acompanhada do pai. Alegre, ela disputava corrida com um amigo usando o seu patinete. “Agora é que a minha filha está começando a aproveitar mais. Antes de outubro não era possível sair muito com ela. Agora que ela tem o veículo dela (patinete), quer aproveitar mais. Antes era só vir do prédio até aqui, mas ela não andava. Estou achando que é uma boa iniciativa. É bom também porque tem espaço, minha filha não precisa ficar restrita a brincar nas calçadas”, destacou o morador da região administrativa, Fernando Cesar de Medeiros.
O administrador do Guará, Arthur Nogueira, frisou que os moradores da cidade queriam o retorno das ruas de lazer. “A comunidade foi até a administração pedir para que se voltasse a promover as ruas de lazer. Assim, decidimos fazer essa de hoje e dar continuidade. A Rua de Lazer vai acontecer mensalmente, no último domingo de cada mês. É a primeira da minha gestão, muitas outras virão. Estamos atendendo um pedido da comunidade. O principal benefício dessa iniciativa é unir as pessoas e criar a possibilidade de interação”, avaliou o gestor da RA. Arthur Nogueira lembrou que foi tomado o cuidado para que o som que anima a Rua de Lazer não seja muito alto, para não perturbar os que permanecem em seus apartamentos.
[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]
Além de diversão, a Rua de Lazer pode ser também uma oportunidade de empreendedorismo. Esse foi o caso de Joelma Ferreira Ramos, artesã, que, convidada por uma amiga, logo cedo montou uma banca ao longo da avenida com seus produtos (bolsas e toalhas). Às 9h ela já havia feito algumas vendas. “Estou adorando. O dia está iniciando e já tem dança, bom movimento. É a primeira vez que venho, mas acho que isso aqui deve acontecer sempre. É bom demais, com crianças brincando, gente feliz”, frisou a artesã.