03/02/2023 às 16:49, atualizado em 03/02/2023 às 17:09

Reunião debate estratégias de prevenção e combate a incêndios florestais

Encontro realizado na Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal teve participação de vários órgãos de governo; objetivo é consolidar planos para execução durante ano de 2023

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

Nove órgãos que integram o Plano de Prevenção e de Combate aos Incêndios Florestais no DF (Ppcif) estiveram reunidos nesta sexta-feira (3) para consolidar as ações que serão executadas pelo programa em 2023. Estiveram presentes representantes do Brasília Ambiental, ICMbio, Jardim Botânico de Brasília, Jardim Zoológico, Aeronáutica, IBGE, Corpo Militar de Bombeiros do DF e Ibama.

Entre as metas estabelecidas no encontro, serão reforçados treinamentos como o de resgate da fauna nos incêndios florestais | Foto: Divulgação / Sema-DF

De acordo com a coordenadora técnica do Ppcif na Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema), Carolina Schubart, este ano serão reforçados os treinamentos, como o de resgate da fauna nos incêndios florestais, que será promovido pelo Zoológico de Brasília. Na ocasião, foi aprovado um protocolo específico para esse trabalho.

“Outra meta será a realização de visitas às propriedades rurais em áreas de influência de unidades de conservação, para passar informações de prevenção ao fogo. Para isso, vamos articular as ações com a Secretaria de Agricultura e a Emater”, adiantou Carolina Schubart.

De acordo com o calendário anual do Ppcif, nos próximos dias o governo assinará o decreto que estabelece Estado de Emergência Ambiental no DF. Isso permite agilizar as ações de prevenção e combate aos incêndios. A medida é válida até novembro e possibilita, entre outras iniciativas, a contratação de brigadistas, além de facilitar a compra de equipamentos pelo Ibram.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Ficou acertado na reunião a realização de blitzes educativas entre os meses de abril e julho. A iniciativa envolve os órgãos do Ppcif e ocorre próximo a unidades de conservação mais vulneráveis aos incêndios, como a Estação Ecológica de Águas Emendadas e o Jardim Botânico.

Este ano, o Ppcif também programou rondas integradas nos locais mais críticos.

Outra iniciativa será o aprimoramento do trabalho de perícia em áreas afetadas pelo fogo, com o apoio do Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), do Ibama e do Instituto Chico Mendes (ICMbio).

*Com informações da Sema