12/02/2023 às 11:04

Prorrogadas inscrições de espetáculos no Festival do Teatro Brasileiro

As montagens podem ser inscritas até 20 de fevereiro. Os selecionados participarão da etapa da Cena Distrito Federal no Rio de Janeiro, que tem fomento de quase R$ 1 milhão do FAC

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes

A 22ª edição do Festival do Teatro Brasileiro, a ser realizada no Rio de Janeiro, está selecionando os espetáculos brasilienses que farão parte da etapa Cena Distrito Federal, promovida com recursos de quase R$ 1 milhão do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec).

[Olho texto=”“A provocação feita aos curadores é que a gente chegue a um resultado que apresente um recorte com os diferentes segmentos da produção do DF” ” assinatura=”Sergio Bacelar, idealizador e diretor-geral do Festival do Teatro Brasileiro” esquerda_direita_centro=”direita”]

Serão escolhidas dez montagens cênicas de diferentes segmentos – teatro, dança, circo e performance – para se apresentarem na capital fluminense em data ainda a ser definida. Podem ser inscritos espetáculos que já estrearam ou que estão em processo de criação pelo formulário disponível no site oficial.

Uma equipe de curadoria fará a seleção para captar um panorama da diversidade cênica do Distrito Federal. “A provocação feita aos curadores é que a gente chegue a um resultado que apresente um recorte com os diferentes segmentos da produção do DF”, explica o idealizador e diretor-geral do Festival do Teatro Brasileiro, Sergio Bacelar.

O Festival do Teatro Brasileiro conta com apresentações cênicas, residência artística de 40 horas, oficinas de dramaturgia e técnica, rodada de negócios e visita para estudantes | Foto: Diego Bresani/Divulgação

Com a nova categoria de “espetáculos em produção”, o festival pode ter, pela primeira vez, apresentações inéditas. O resultado dos selecionados está previsto para ser divulgado em maio.

Além das apresentações cênicas, o festival conta com uma residência artística de 40 horas, oficinas de dramaturgia e técnica, rodada de negócios e visita para estudantes.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Intercâmbio cultural

Esta será a quinta vez que o Distrito Federal encabeçará uma edição do festival com apoio do FAC. “O DF tem uma situação atípica com relação ao restante das unidades da Federação. O nosso Fundo de Apoio à Cultura vem, de forma continuada, investindo no fomento da produção das artes. Esse é um passo fundamental no amadurecimento da cena”, avalia Bacelar.

O Festival do Teatro Brasileiro nasceu em 1999 para divulgar a produção cênica de um ponto do país para outro. Nos 22 anos de história, o evento circulou por 14 estados, tendo nove estados como objetos de cena. “Este é o único festival nesse formato de circulação de levar o recorte da cena de um determinado estado para o público de outro. É um jeito de aproximar o Brasil de si”, analisa o idealizador do festival.

Serviço

Inscrições – Festival do Teatro Brasileiro
Até 20 de novembro neste link.