Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
13/02/2023 às 15:46
Abertura do ano letivo contou com a participação dos titulares das secretarias de Educação e de Segurança Pública em visita a duas escolas
O ano letivo de 2023 da rede pública de ensino do Distrito Federal começou nesta segunda-feira (13) com muita animação e energia. Cerca de 475 mil estudantes retornaram para as escolas da rede. A abertura oficial das aulas contou com a presença da secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, no Centro de Educação Infantil 04 de Taguatinga.
Rosângela Tavares com as filhas gêmeas Gabriela e Isabela: “É o primeiro ano das minhas filhas nesta escola, e sinto uma felicidade enorme em saber que aqui elas estarão mais seguras” | Foto: André Amendoeira/SEE
Já no Riacho Fundo 2, os alunos do Centro de Ensino Fundamental (CEF 01) foram recebidos pela Banda de Música do Corpo de Bombeiros e pelo secretário de Segurança Pública, Sandro Torres Avelar.
[Olho texto=”“Preparamos o retorno às aulas com várias reformas e boa estrutura para receber nossos estudantes”” assinatura=”Murilo Marconi, coordenador regional de ensino de Taguatinga” esquerda_direita_centro=”esquerda”]
“Os profissionais da educação estão de braços abertos para receber os estudantes”, disse a secretária de Educação. “O ano de 2023 está com novidades: uniforme novo, escolas reformadas, mais educadores sociais voluntários. Tudo pensado em para uma educação de qualidade.”
A expectativa estava alta para o primeiro dia de aula do estudante Daniel Silva Rodrigues, 4 anos, no CEI 04. Ele acordou cedo e fez questão de fazer um penteado especial para esse momento. “Eu estou feliz e animado para estudar; vai ser bom demais”, comentou.
Escola reformada
O CEI 04 atende 470 estudantes na educação infantil, classes especiais e educação precoce. “Preparamos o retorno às aulas com várias reformas e boa estrutura para receber nossos estudantes”, lembra o professor Murilo Marconi, coordenador regional de Ensino de Taguatinga. “O CEI 04 mesmo passou por uma reforma completa do telhado e pintura”.
Músicas do repertório de Claudinho e Buchecha, Luiz Gonzaga, Cazuza e outros de diferentes estilos brasileiros marcaram a manhã desta segunda-feira (13) na quadra de esportes do CEF 01 do Riacho Fundo 2. A Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar esteve à frente da cerimônia de abertura das aulas.
“Nossa alegria maior é ver essa escola renovada e com uma parceria que vem ao longo desses anos contribuindo de forma significativa para a educação dos nossos alunos”, afirmou o subsecretário de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação da SEE, Júlio Moronari.
Mãe das gêmeas Gabriela e Isabela, de 11 anos, Rosângela Tavares comemorava: “É o primeiro ano das minhas filhas nesta escola, e sinto uma felicidade enorme em saber que aqui elas estarão mais seguras”. As meninas vão cursar o sexto ano do ensino fundamental na o CEF 01.
“A escola é grande, e estamos felizes em poder estudar aqui, mais pertinho de casa”, reforçou Gabriela. “É muito bom poder estudar perto de casa, só não precisa ser na mesma sala”, brincou Isabela.
[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]
Gestão compartilhada
O CEF 01 é uma escola de gestão compartilhada com o Corpo de Bombeiros desde 2020. No total, são 2.400 alunos matriculados nos turnos da manhã, tarde e noite – aqui, na Educação de Jovens e Adultos (EJA). “A novidade para este ano é uma escola completamente reformada, com laboratórios de informática, atendimento à comunidade, reforço escolar no contraturno das aulas, sala de recursos”, adianta o vice-diretor da unidade escolar, Humberto Valério.
O secretário de Segurança Pública, Sandro Torres Avelar, cumprimentou os alunos do CEF 01 e falou sobre a importância dos estudos: “Nunca deixem ninguém tomar o sonho de vocês, e aproveitem o agora para estudar, pois hoje muitos aqui de nós – policiais, professores e bombeiros – também tivemos os mesmos sonhos, e o estudo foi o que nos possibilitou a realizar todos eles, principalmente os profissionais”.
*Com informações da Secretaria de Educação