Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
16/02/2023 às 17:18, atualizado em 16/02/2023 às 18:38
O evento, nos dias 16 e 17 de março, será uma das celebrações do Dia Internacional da Mulher e um catalisador da escrita feminina na região
Exposições, mesas de debates, saraus poéticos e comercialização de livros de escritoras fazem parte da programação do Encontro Regional das Letras: Mulheres Escritoras do Centro-Oeste, que será realizado nos dias 16 e 17 de março na Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec).
[Olho texto=”“Vamos congregar escritores dos estados do Centro-Oeste, os representantes da cadeia produtiva e as bibliotecas, que são verdadeiros centros vivos de literatura, para discutirmos a participação feminina, a ascensão das mulheres no mercado, assim como as oportunidades e os desafios para as escritoras”” assinatura=”Beth Fernandes, chefe da Assessoria de Relações Institucionais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa” esquerda_direita_centro=”direita”]
O evento, que tem como objetivo promover e dar visibilidade às mulheres nas letras, pretende agitar o mercado editorial do Centro-Oeste, com a participação de dezenas de escritoras, editoras, distribuidoras e representantes de bibliotecas da região.
“Vamos congregar escritores dos estados do Centro-Oeste, os representantes da cadeia produtiva e as bibliotecas, que são verdadeiros centros vivos de literatura, para discutirmos a participação feminina, a ascensão das mulheres no mercado, assim como as oportunidades e os desafios para as escritoras”, conta a chefe da Assessoria de Relações Institucionais da Secec, Beth Fernandes.
Desde que foi anunciado, a servidora ressalta que o encontro tem tido uma boa aceitação do mercado como um todo. “Temos recebidos muitos interessados em participar, muitos livros para serem expostos e muitos elogios pela iniciativa. Acredito que a troca e a aceitação serão valiosas, enfim, será um espaço de conscientização e oportunidades”, completa.
O evento, que segue as celebrações do Dia Internacional da Mulher, data reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), homenageará a escritora e educadora Maria Valéria Rezende, que já ganhou quatro prêmios Jabuti na carreira.
Escritoras convidadas
Escritoras de toda a região Centro-Oeste estão sendo convidadas para o encontro regional, entre elas a poetisa brasiliense Marina Mara, que participará de uma das mesas temáticas.
Para ela, o evento é muito importante na implantação e manutenção de políticas públicas voltadas para as escritoras. “É essencial termos fomento. A representatividade das mulheres no mercado é muito baixa, logo, precisamos de ações como essa do GDF para a valorização da escrita feminina. Foi com alegria que recebi o convite”, ressalta a poetisa.
Marina Mara é poetisa, mestre em Arte e Tecnologia pela Universidade de Brasília (UnB), publicitária, ativista cultural, consultora de projetos poéticos e literários. Ela participará da mesa temática sobre a produção literária e oral. “Vamos falar e ouvir sobre temas importantes das produtoras de conteúdo, dentro desse universo de palavras que nos fazem existir e resistir dentro da literatura”, conclui Marina Mara.
[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]
Selo Mulheres Escritoras
Outra novidade será o lançamento do selo da coleção Mulheres Escritoras Contemporâneas, que passa a integrar o acervo da Biblioteca Nacional de Brasília. A coleção contará com livros de grandes escritoras que foram doados para compor o acervo da biblioteca.
O Encontro Regional das Letras será aberto ao público sem necessidade de inscrição, mas sujeito à lotação do espaço. O evento integra as ações da Secec na implantação da Política do Livro, Leitura e Oralidade, da qual também fazem parte projetos anuais já consolidados, como o Prêmio Candango de Literatura e o Prêmio Candanguinho de Poesia Infantojuvenil.