17/02/2023 às 20:07

Competição de cultivares de soja apresentou 24 variedades do grão

A Emater-DF participou de todo o processo de plantio e condução da lavoura, em uma área de 15 hectares

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

A 13ª edição do Dia de Campo de Competição de Cultivares de Soja, organizada pela Cooperativa da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), apresentou uma área de 15 hectares plantada com 24 cultivares diferentes. O evento, promovido nesta sexta-feira (17), teve a participação de produtores, interessados no tema e empresas de sementes que concorrem na competição, além de empresas de insumos biológicos, fertilizantes foliares e adubos. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), parceira da iniciativa, participou de todo o processo de plantio e condução do cultivo na área de competição. O evento é parte das programações da AgroBrasília 2023, que vai ocorrer em maio.

A diretora-executiva da Emater-DF, Loiselene Trindade, representou o sistema Agricultura do Governo do Distrito Federal (GDF) e destacou que a empresa está presente na região por meio de quatro escritórios locais voltados também para atender os pequenos e médios produtores de grãos. Sobre o Dia de Campo, a dirigente frisou que é um trabalho construído em parceria com a Coopa-DF para levar aos produtores mais informações, novas tecnologias, novos cultivares e variedades que podem ser utilizadas nas propriedades.

“O Distrito Federal está no patamar mais elevado de produtividade de grãos e com uma produção extremamente sustentável e responsável. A importância da Coopa-DF no agronegócio de grãos é expressiva, uma vez que realiza um trabalho com competência e responsabilidade. Dessa forma, esse dia de campo é de extrema importância, pois além de ser um pré-evento da maior feira de agronegócios do DF, que é a AgroBrasília, traz aos produtores a oportunidade de ver o que tem de melhor no mercado em termos de produtividade, de manejo e controle de doenças. Então, esse formato de intercâmbio permite uma integração e troca entre empresas, produtores, pesquisa e extensão e é muito produtivo”, ressaltou a diretora-executiva.

A Emater-DF, parceira da 13ª edição do Dia de Campo de Competição de Cultivares de Soja, participou de todo o processo de plantio e condução do cultivo na área do evento | Fotos: Emater-DF

Parceria

O presidente da Coopa-DF, José Guilherme Brenner, declarou que a competição de cultivares é um trabalho já bastante tradicional na região e se configura como uma vitrine demonstrativa dos materiais disponíveis no mercado. “As empresas trazem as sementes e nós fazemos todo o plantio e condução da lavoura. Então, os produtores respeitam muito o Dia de Campo e o utilizam como referência do que vão plantar no próximo ano. Durante o evento, eles podem comparar um material com o outro, entender o ciclo desse material e ter as informações sobre características e resistências. Assim, é um evento que tem uma consequência e um resultado prático muito importante para o produtor. Contribuindo com tudo isso, destaco que a Emater-DF é uma grande parceira nossa desde o começo, tanto da organização como da condução da lavoura”, disse Brenner.

O plantio de 16 sementes ocorreu em novembro do ano passado e foi realizado um manejo padrão na área cultivada por meio de adubação, tratamento via micron, além de tratamentos com fungicida, inseticidas e adubação foliar

O extensionista do escritório da Emater-DF no PAD-DF, Gilmar Batistella, que está participando do processo de competição das cultivares de soja apresentadas no Dia de Campo, informou que o plantio de 16 sementes ocorreu entre os dias 9 e 11 de novembro de 2022. Além disso, foi realizado um manejo padrão na área cultivada por meio de adubação, tratamento via micron, além de tratamentos com fungicida, inseticidas e adubação foliar. Batistella destacou, ainda, que todas as empresas participantes da competição estão amparadas pela Lei 9.456/1997, que institui o direito de proteção de cultivares.

Os resultados da competição de cultivares serão divulgados no site da AgroBrasília. A edição da maior feira de agronegócios do DF vai acontecer entre os dias 23 e 27 de maio, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no PAD-DF. A edição de 2022 teve a presença de 135 mil visitantes e resultou em R$ 4,6 bilhões em negócios realizados por 520 expositores.