20/02/2023 às 15:50, atualizado em 20/02/2023 às 16:10

Marginal sul do Túnel de Taguatinga é preparada para receber pavimentação

Obra está em execução no trecho que vai da Samdu até a Av. Comercial. O restante da via, que desemboca na EPTG, está pronto desde o ano passado

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

Com mais da metade da via construída às margens do boulevard em uso desde o ano passado, restam apenas 350 m de obras para a marginal sul do Túnel de Taguatinga ser totalmente liberada. O trecho passa no momento pela preparação para receber a pavimentação.

Um trecho com 520 m de extensão foi entregue em outubro. No que segue em obras, a terraplanagem está pronta e a sub-base começou a ser executada com a aplicação de solo-cal na terra | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Parte integrante do complexo viário formado pelo túnel, a marginal sul ligará a Avenida Samdu à Estrada Parque Taguatinga (EPTG), dando acesso às áreas comercial e residencial do centro da cidade. A pista terá duas faixas de rolamento revestidas de asfalto, também conhecido como pavimento flexível.

[Olho texto=”“Essa mistura de argila com cal que melhora as características do terreno. Por cima, fazemos a imprimação – um banho de piche que aumenta a aderência da base, feita com brita graduada simples”” assinatura=”José Alfredo Aguiar, engenheiro da obra” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O percurso que vai da Avenida Comercial até a EPTG, com 520 m de extensão, foi entregue em 1º de outubro do ano passado. No trecho que segue em obras, a terraplanagem está pronta e a sub-base começou a ser executada. De acordo com o engenheiro civil José Alfredo Aguiar, um dos responsáveis pela obra, o processo é feito com a aplicação de solo-cal na terra.

“Essa mistura de argila com cal que melhora as características do terreno. Por cima, fazemos a imprimação – um banho de piche que aumenta a aderência da base, feita com brita graduada simples (BGS)”, explica José Alfredo. “Já passamos por essa etapa nos primeiros 100 m da via.”

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A marginal sul vai receber três camadas de asfalto com 5 cm de espessura cada, espalhadas e compactadas a uma temperatura de 145º C. Entre uma capa e outra, é feito um banho de ligação com emulsão asfáltica para garantir maior aderência.

Marginal sul do Túnel de Taguatinga é preparada para receber pavimentação