Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
20/02/2023 às 21:03, atualizado em 03/03/2023 às 15:57
A equipe do Samu está a postos para prestar assistência ao público em duas unidades de pronto atendimento no Eixo Monumental e no Parque da Cidade
As comemorações do Carnaval do Distrito Federal estão muito animadas, com uma programação lotada de bloquinhos, festas e shows. Para garantir a assistência à população que aproveita as festas, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) montou dois postos de pronto atendimento em locais estratégicos no coração de Brasília. Em funcionamento desde domingo (19), até às 19h desta segunda-feira (20), 17 pessoas foram atendidas.
[Olho texto=”“Temos um processo de triagem e a pessoa pode passar pela nossa área de medicamentos ou ser encaminhada para as macas, para receber o atendimento dos enfermeiros ou médicos. Pode ser aplicado soro ou realizamos qualquer outro tratamento mais simples. Em casos mais graves, nós utilizamos este espaço para estabilizar o paciente e encaminhá-lo para o hospital de referência mais próximo”” assinatura=”Larissa Michetti, médica coordenadora do posto do Parque da Cidade” esquerda_direita_centro=”direita”]
“O nosso objetivo é dar o suporte para que o Carnaval aconteça da melhor forma e garantir a segurança e o bem-estar dos foliões. A ideia é que as pessoas possam aproveitar a festa com tranquilidade, sabendo que têm um apoio de saúde em pontos centrais nas comemorações”, destaca o diretor do Samu-DF, Victor Arimatea.
Cada posto, o primeiro localizado na Torre de TV e o outro no Estacionamento 12 do Parque da Cidade, conta com tendas de atendimento para receber e tratar casos de baixa e média gravidade. Além disso, um efetivo de cerca de 180 profissionais da saúde, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, técnicos de farmácia, condutores de viaturas e psicólogos, foi mobilizado para trabalhar durante os dias de funcionamento do serviço (19, 20 e 21).
A coordenadora do posto do Parque da Cidade, a médica do Samu Larissa Michetti, relatou que a maioria dos atendimentos foi realizada em casos de intoxicação por consumo excessivo de álcool e pelo uso de drogas. “Temos um processo de triagem e a pessoa pode passar pela nossa área de medicamentos ou ser encaminhada para as macas, para receber o atendimento dos enfermeiros ou médicos. Pode ser aplicado soro ou realizamos qualquer outro tratamento mais simples. Em casos mais graves, nós utilizamos este espaço para estabilizar o paciente e encaminhá-lo para o hospital de referência mais próximo”, explica.
A estrutura ainda possui ambulâncias e unidades de apoio a múltiplas vítimas disponíveis, para fazer a transferência e encaminhamento de pacientes em situações mais críticas para os hospitais.
Tranquilidade para festejar
O Bloco Baratona, que se reuniu na tarde, e o Bloco Raparigueiros, que saiu no domingo, foram duas das festas realizadas nas proximidades das tendas de pronto atendimento.
Uma das foliãs, a bibliotecária Sandra Lima Leão, 45 anos, estava acompanhando a filha e amigos. Ela ficou feliz ao ver a tenda amarela do Samu logo na entrada do Estacionamento 12. Com um grupo de jovens para cuidar, ela disse que o serviço gera mais tranquilidade para aproveitar a tarde: “Em uma festa grande como essa, muitas pessoas acabam se excedendo. Alguns podem se machucar na brincadeira e é sempre bom saber que temos a quem procurar e pedir ajuda”.
Já o estudante de engenharia Gustavo Friaça, 22 anos, estava com a namorada e os amigos para aproveitar seu primeiro bloquinho neste Carnaval. “É muito importante esse espaço, porque tem bastante gente circulando por aqui, muitos bebendo, às vezes o espaço fica apertado, então existem grandes chances de alguém se machucar”, disse. “E é ótimo para tranquilizar os pais de que estamos seguros e bem cuidados”, ainda brincou o jovem.
Saúde na folia
Para que os foliões aproveitem o feriado de carnaval, a Secretaria de Saúde preparou um esquema com diversos serviços.
– As UPAs estão distribuindo, especialmente neste período de festas, preservativos de forma gratuita, para garantir que a população esteja segura de todas as maneiras.
– As tendas do Samu estarão na Torre de TV e no Parque da Cidade para atender casos leves até amanhã (21). Além da tenda, o Samu está com equipe reforçada pelo número 192.
– Em casos menos graves, o atendimento inicial deve ser preferencialmente nas unidades de pronto atendimento.
[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]
– O Hospital Regional da Asa Norte (Hran) é o mais indicado para casos de maior gravidade. Ele referenciado para clínicas médicas, que trata de alcoolemia, diarreia, desidratação, infecções intestinais e pontos em pequenos cortes. Já para demandas de pediatria e ginecologia na região central, é recomendado o Hospital Materno-Infantil.
Além disso, as equipes de saúde foram reforçadas para atender a demanda de carnaval. O Distrito Federal conta com 13 unidades de pronto atendimento e 13 hospitais com portas abertas de urgências/emergências. Os endereços podem ser consultados nos links https://igesdf.org.br/unidades/ e https://www.saude.df.gov.br/infos-hospitais.
*Com informações da Secretaria de Saúde do DF